Cidades do trabalho de temperatura.


GRAMADO
      A cidade de Gramado, na serra gaúcha, atração e desejo de turistas brasileiros e estrangeiros, já é por si só um atrativo turístico que acolhe os turistas em todos os períodos do ano, seja outono, inverno, primavera ou verão. São pessoas que tem o seu calendário marcado sempre á visitar a cidade de Gramado pelos eventos, passeios, bem estar que proporciona a seus visitantes durante a estadia, é um estado de espírito ou seja é saber que a felicidade significa estar no lugar certo, na hora certa com a pessoa certa ou com as pessoas certas, em completa harmonia e contemplação.A cidade é o terceiro destino turístico mais visitado no Brasil.

TURISMO
Vista do lago Negro, que, junto com o lago Joaquina Bier, é um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado.
Gramado é uma cidade marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais exuberantes, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil.
A cidade destaca-se como centro de grandes eventos (congressos,seminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante o qual são distribuídos os prêmios Kikito.

Mini Mundo é um parque em forma de uma mini-cidade.
Outros eventos importantes, e que atraem milhares de turistas, são o festivalnatalino conhecido como Natal Luz e a Festa da Colônia, esta uma das festividades mais integradora dos grupos que colonizaram a região:açorianos, alemães e italianos.
Entre as atrações mais visitadas pelos turistas estão o Mirante Vale do Quilombo, o lago Negro, o lago Joaquina Bier, o pórtico de entrada via Taquara, o pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o Mini Mundo, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a rua Madre Verônica (rua coberta), a praça Major Nicoletti, a igreja São Pedro, o centro de cultura, o Museu dos Festivais de Cinema, igreja luterana, fábricas de chocolate, Museu de Cera Dreamland.
Outro local que merece uma visita é o Museu Medieval, situado num castelo estilo medieval (o qual vem sendo construído durante os últimos 30 anos, exclusivamente por uma única pessoa, seu proprietário), além de exibir brasões e armas medievais, também abriga o único Museu de Cutelaria do Brasil, exibindo facas, espadas, adagas, etc.

TURISMO E NEGÓCIOS

Além do turismo familiar e de grupos, Gramado tem se tornado referência noturismo de negócios. Em virtude deste novo nicho, a cidade construiu uma estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. O Gramado Sierra Park e a ExpoGramado são espaços que juntos somam 35.000 m² de área e possuem infra-estrutura suficiente para abrigar grandes feiras.
                          TRAMANDAÍ

Tramandaí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.
É uma praia do litoral norte gaúcho, que se situa a 118 km da capital do estado, Porto Alegre. Muito frequentado por gaúchos do vale do sinos e região metropolitana de Porto Alegre. Já foi muito visitada por turistas do Uruguai e Argentina em anos anteriores. O balneário tem boa infraestrutura turística, no verão a população pode alcançar 250 mil habitantes em dias de semana e 500 mil, nos finais de semanas e feriados.O clima regional é controlado por massas de ar tropical. A temperatura oscila entre as médias de 22 a 35°C nos meses mais quentes(verão), e entre 1°C e 18°C no inverno.


                       TORRES



Torres vive essencialmente em torno do turismo que sua bela paisagem natural e suas praias de banho favorecem. Esta vocação turística, como já se aludiu, foi intuída no início do século XX por José Picoral, o primeiro a vislumbrar a cidade como um balneário atraente para os habitantes do interior do estado, especialmente de Porto Alegre, oferecendo uma infra-estrutura hoteleira básica. A partir de sua iniciativa, em breve Torres se tornara um balneário da moda para os riograndenses, e tal fama ainda persiste hoje. Segundo dados da Prefeitura, Torres atualmente recebe entre dezembro e fevereiro "400 mil turistas, o número de veranistas fixos durante o veraneio está em torno de 100 mil, e vem aumentando consideravelmente a cada ano". A população flutuante no verão pode chegar a 200 mil pessoas. A cidade, por isso, já desenvolveu sólida infra-estrutura turística, com grande número de hotéis de todos os níveis e tipos, incluindo pousadas e hotéis para cães, e boa oferta de serviços.
Variados eventos organizados na cidade também atraem apreciáveis contingentes de público visitante. Por exemplo, o 13º Motobeach levou a Torres no Carnaval de 2011 mais de 40 mil pessoas especialmente interessadas na competição. Eventos, festas, feiras, mostras, competições, atividades culturais e artísticas são promovidos não só no verão, quando são certamente mais numerosos, mas também ao longo de todo o ano. Destes talvez o mais importante seja o Festival Internacional de Balonismo, realizando-se entre abril e maio. É considerado um dos maiores festivais debalonismo do mundo, estando já em sua 23ª edição em 2011. No festival anterior houve um número recorde de participantes, que exibiram ao público mais de 40 balões. Mas também são organizados inúmeros eventos mais voltados para a população residente, embora tenham interesse turístico, como o Arraial Fest Torres, uma Festa Junina oficial de caráter familiar, mostras de artesanato de associações comunitárias e as comemorações locais da Semana Farroupilha.


                                        OSÓRIO

Aeroclube de Planadores Albatroz
Arquivo Histórico Municipal Antônio Stenzel Filho
Em 1986 cria-se o Arquivo Histórico Municipal no segundo piso do prédio da Biblioteca Municipal, ao lado do Museu Antropológico. Um ambiente que resguarda a documentação e registro de fatos importantes da história do Município de Osório. Oportuniza a pesquisa de aspectos históricos, geográficos, folclóricos e arquivos de família, documentos, revistas e jornais (Hemeroteca), fotos (Fototeca) e mapas (Mapoteca).  Rua Marechal Floriano Peixoto, 980 Centro CEP: 95520-000  Fone: 3663 3833
Horário de Funcionamento: Segunda, terça e quarta-feira13:30h – 17h  Quinta e sexta-feira: 8h – 11:30hBiblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos
A Biblioteca Pública Municipal funciona desde 1985 no prédio antigo da Prefeitura, que foi construído em meados do século XIX. Ela conta com um grande acervo literário e um bom espaço para estudos, pesquisas e lazer. Apresenta a Sala Verde cujo acervo é voltado ao meio ambiente e a Sala de Leitura Infantil, voltada ao público mirim.   Rua Marechal Floriano Peixoto, 980 Centro CEP: 95520-000 Fone: 3663 8207   E-mail: 
Localização
Osório - RS
Casas das Antenas

As paredes externas de cinco casas, que abrigam antenas no Morro da Borússia, receberam pinturas em estilo grafite. Essas pinturas expressam, artisticamente, as etnias do município que o colonizaram, como os maçambiques e aspectos atuais do cotidiano, tais como os visitantes e praticantes do voo livre. É a arte retratando o passado, a história da cidade e, ao mesmo tempo, contemplando o presente, o mundo contemporâneo

O Aeroclube de Planadores Albatroz, fundado em 28 de julho de 1950, é uma das mais tradicionais instituições dedicadas à prática e ao ensino do Vôo de Planador. Localizado na cidade de Osório, reúne as melhores condições geográficas para o vôo à vela, combinando a beleza do litoral, a exuberante serra do mar e um sem número de lagoas que fazem do vôo de planador um espetáculo de beleza e tranquilidade inesquecível.


Cascatas Naturais
Osório, município abençoado com duas cascatas naturais: a Cascata da Borússia e a Cascata de Aguapés, localizadas nos respectivos distritos. Local de exuberante área verde com pracinha para as crianças, propícia a banhos ao ar livre, piqueniques e desfrutar do chimarrão. É um cenário maravilhoso para descanso e contato com a natureza
Catedral Nossa Senhora da ConceiçãoÉ a segunda igreja do município, erguida no local onde foi construída a primeira, situada junto a Praça General Osório. Em 1773, a antiga Conceição do Arroio, hoje Osório, passa a contar com um vigário cuja atribuição é dar assistência espiritual, administrar sacramentos e construir a primeira igreja. Somente em 1873 é concluída a paróquia. Com o passar dos anos, tornou-se pequena para abrigar tantos fiéis, havendo necessidade de construir uma nova, a atual. Rua Major João Marques, 430 Centro CEP: 95520-000   Fone: 3663 1997



Pelotas  

Considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327.778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado. Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado, no litoral Sul. 
O município conta com cinco instituições de ensino superior, quatro grandes escolas técnicas, três teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de televisão, um aeroporto e um porto flúvio-lacustre localizado às margens do Canal São Gonçalo. 
Os principais pontos de turismo são: Praia do Laranjal, Patrimônio Natural Colonial, Colônia de Pescadores Z3, Patrimônio Arquitetônico, Teatro Sete de Abril, Catedral São Francisco de Paula, Mercado Público Pelotense, Biblioteca Pública Pelotense, Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo, sem falar de inúmeras opções para as crianças. E tem também vários eventos anuais como: Fenadoce - De 25 de Maio a 12 de Junho, Expo-feira Agropecuária Industrial e ComercialFestival Internacional de Teatro – móvel, Dança Sul - Mostra Meridional de Dança – móvel Grande Prêmio Princesa do Sul, Kerb - Festa típica alemã, Carnaval, Feira do Livro, Festa de IemanjáFecriançaFenatal, Feira do Artesanato - todos os domingos. 
Pelotas é uma linda cidade, bem desenvolvida, com bastante industrias e comércio. E quem gosta da noite, tem também várias opções como barzinhos e festas e é muito conhecida pelos famosos Doces de Pelotas.

São José do Norte 


HISTÓRIA DA CIDADE: São José do Norte é uma cidade rica em tradições históricas, com vestígios da passagem dos índios Carijós, seus primeiros habitantes. Por sua posição estratégica, figurou por duas vezes na história do Brasil, como fator de unidade nacional. No período de 1763 a 1776 quando, por quase 13 anos, serviu de Trincheira da Nacionalidade, resistindo e impedindo o avanço dos espanhóis, até a expulsão do incômodo invasor. A segunda passagem histórica aconteceu em 16 de julho de 1840, quando nas ruas da Vila Invicta, os farrapos de Bento Gonçalves foram repelidos pela tropa legalista comandada pelo coronel Antônio Soares de Paiva na mais sangrenta batalha da epopéia farroupilha. Seus habitantes orgulham-se dos visitantes ilustres que por lá passaram, entre eles Dom Pedro I e Dom Pedro II, e das personalidades, como o Almirante Tamandaré e a poetisa Delfina da Cunha, que nasceram nessas terras. Colonizada por casais de açorianos, foi ali que o governo de São Paulo, antes do povoamento do território gaúcho, determinou a instalação de um posto de vigilância para impedir o avanço de conquistadores espanhóis. Hoje o município é reconhecido também pelo cultivo da cebola, que figura como sua principal atividade econômica. 

CARACTERÍSTICAS: São José do Norte é uma pequena cidade do século XVIII, palco de batalhas na Revolução Farroupilha, localizada no litoral sul do Rio Grande do Sul, na restinga entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Na foz da Lagoa dos patos existe uma estrutura construída no final do século XIX, que delimita a entrada da Logoa. Esta estrutura chama-se Molhes tem uma extensão de 4,5Km mar a dentro. Ela é toda feita de blocos de granito, cada um com mais de 20 toneladas. A raiz do Molhe Leste é poit para prática de surf. Suas praias são desprovidas de qualquer tipo de poluição e suas águas muito piscosas. 


 TURISMO 

Principais Pontos Turísticos 
IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ: Praça Intendente Francisco José Pereira. Informações fone: (53) 3238-1773 - Sua construção iniciou-se em 1840 e foi concluída em 1860.
CENTRO HISTÓRICO: Entre diversos prédios históricos destacam-se o Solar do Imperador, Prédio do Museu, Igreja Matriz, Casa Primo e outros. CAMINHO FARROUPILHA: A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil.  
MUSEU INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO: História do município, objetos pessoais, armas, fotografias, objetos indígenas e objetos dos primeiros colonizadores do município Rua General Osório, 127 - Centro Visitas mediante agendamento fone: (53) 3238- 1502. 
CAMINHOS DA FÉ: Uma viagem inspirada pela fé. Diferente de uma simples excursão, quem trilha este caminho, tem como objetivo ir em busca de harmonia, paz espiritual, equilíbrio interior e elevar o pensamento à Deus. É a oportunidade de conhecer monumentos erguidos pela fé religiosa. Uma ocasião especial para despertar em si, a esperança, a caridade e a espiritualidade que o momento proporciona. 
MOLHES LESTE: Distante 14 km da sede. Refúgio de lobos e leões marinhos, e locais para pesca com vara e prática de surf. Informações fone: (53) 3238-1773. 
PRAIA DO MAR GROSSO: Situada no Molhe leste local. Apropriada para pesca, lazer e surf. 
CAMINHO FARROUPILHA, CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA: A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha. No roteiro as estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo passeios temáticos, a vivência nas lidas campeiras e, principalmente, o acesso a informação de dados sobre a história do Rio Grande do Sul.  
PARQUE NACIONAL LAGOA DO PEIXE: O parque não dispõe de infra-estrutura ideal para receber turistas. A visitação ocorre, principalmente, por estudiosos e observadores de aves. É possível visualizar a baleia Branca, entre os meses de julho e outubro, migrando para Santa Catarina. Não é permitido acampar na área do parque. Está localizado nos municípios de Tavares (80%), Mostardas (17%) e São José do Norte (3%). Foi criado com o objetivo de proteger ecossistemas litorâneos e espécies de aves migratórias que dependem da unidade para o seu ciclo vital, como também para fins científicos, culturais e recreativos. O perímetro do Parque é de 160 km. Apresenta vasta planície arenosa, resultante das extensas e numerosas restingas que barram as lagoas costeiras. A cobertura vegetal é campestre, e o Parque ainda apresenta dunas, banhados salgados e dunas marítimas. Bioma: campos sulinos. 

Vacaria - Rio Grande do Sul

O Município de Vacaria está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil, na micro-região dos Campos de Cima da Serra. A expectativa de vida dos habitantes é de 72,48 anos.
O acesso ao Município ocorre pelas rodovias BR 116 que corta o país de norte a sul, BR 285 que corta o estado de leste a oeste e ainda faz a ligação com a Argentina e RS 122 que liga a cidade com a região de colonização italiana da serra e com a capital do estado, que está a 240km da sede do município. Passa também pelo município, a rede ferroviária nacional queliga a cidade com a Uruguaiana-RS, ao Porto de Rio Grande-RS, Porto de São Francisco do Sul-PR e ao Porto de Paranaguá-PR. O Aeroporto Regional de Cargas está em construção e servirá para transportar as frutas e flores produzidas na região. Vacaria possui hoje, onze unidades básicas de saúde administradas pelo governo municipal que oferecem atendimento diário em diversas áreas da medicina. São 8.620 atendimentos mensais. Há quatro ambulâncias para remoção de pacientes carentes que necessitam transporte para centros com unidades hospitalares mais completas e desenvolvidas, bem como para remoções dentro do município. A rede pública municipal conta com 48 médicos, 11 dentistas e 30 agentes comunitários. O hospital instalado no Município possui 174 leitos, sendo 112 destinados ao convênio SUS e 62 particulares. A excelente posição geográfica permite fácil acesso pelas rodovias. A BR-285, que corta o Estado de leste a oeste e ainda nos liga com a Argentina, a BR-116, que corta o País de norte a sul. Vacaria é responsável por 22% da colheita nacional de maçãs. É a maior produtora da fruta no Estado e a segunda do País, sendo esta sua principal fonte econômica. A segunda fonte de economia vem do transporte de cargas, do qual boa parte do comércio e empresas locais giram e sobrevivem em torno deste, possuindo a segunda maior frota de caminhões do Rio Grande com 2.300 veículos.O Município também concentra sua economia na produção de grãos, frutos silvestres, pecuária, madeira e exportação de flores, que desponta como uma importante fonte econômica.
Catedral de Pedra
Vacaria
A Catedral Nossa Senhora da Oliveira é um dos mais belos templos religiosos do Estado.Localizada no centro da cidade é motivo de atração, eleita como símbolo do município.Projetada em 1912 por Frei Éfrem de Bellevaux, foi construída em pedra moura, em estilo neogótico. Internamente, também de grande beleza, apresenta colunas cilíndricas, encimadas por artísticos capitéis, suntuosa abóboda decorada com medalhões que simbolizam as ladainhas de Nossa Senhora.Abriga a pequena imagem em madeira de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Oliveira (estilo português) encontrada por camponês por volta de 1750. A imagem que se encontra no altar-mor é de origem judia.Vale a pena visitar, mesmo fora da época da festa de rodeio que é bem conhecida.

                                                                   Santa Maria

Santa Maria é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Com 261.027 habitantes, segundo o censo IBGE/2010, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região.
Santa Maria é considerada cidade universitária graças a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criada por José Mariano da Rocha Filho.
cidade foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e portuguêsque passavam pela região, em 1797.
Durante a Revolução Farroupilha chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes de São Leopoldo, buscando se afastar dos combates.
A cidade conserva prédios históricos de valor como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Catedral do Mediador da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Clube Caixeiral de Santa Maria, o Banco Nacional do Commercio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e a Vila Belga.
Santa Maria é um município dividido em 10 distritos que, com exceção do 1º Distrito (Sede) — dividido em 41bairros —, não têm subdivisões, ou seja, possuem um único bairro, homônimo ao distrito a que pertence.
Santa Maria sedia uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria. A UFSM conta atualmente com mais de 15 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.
Para fins administrativos o distrito da Sede é distribuído em Regiões Administrativas, um conjunto de bairros unidos de acordo com localização e características, e, os demais distritos, cada um, possui uma subprefeitura.
Por abrigar uma grande quantidade de instituições de ensino a cidade é conhecida como Cidade Cultura.
Santa Maria também é denominado o município Coração do Rio Grande (devido a sualocalização Geográfica). O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro Centro.
Dessa forma, Santa Maria possui 50 bairros oficiais, que por sua vez contêm Unidades Residenciais — a menor unidade urbana, ou rural, de relação e convivência —, que ligam unidades habitacionais dentro de um sistema viário, identificadas por loteamento, condomínio residencial, parque residencial, jardim residencial, vila, localidade, quilombo e cohab, entre outras, distribuídas dentro da unidade de vizinhança (bairro).
Santa Maria, por sua posição geográfica central e por situar-se na metade sul do estado, foi, desde os tempos do império, historicamente estratégica na questão dos conflitos com os "países do prata". Por esse motivo, por várias décadas os investimentos concentrados no local foram referentes à segurança nacional.

Assim formaram-se uma estrutura e uma vocação econômica do município voltada para a prestação de serviços, posteriormente acentuada com o estabelecimento dos serviços públicos estatais e federais e com o desenvolvimento do comércio.

As bases econômicas do município podem ser comprovadas pelos empregos ofertados. Os dados disponíveis revelam a alta importância do setor terciário, destacando-se o comércio, os serviços públicos, incluindo os da Universidade Federal de Santa Maria, e os militares.
Estas funções urbanas terciárias absorvem mais de 80% da população ativa da cidade, salientando-se principalmente o setor ocupado em atividade comercial e educacional. Ainda no aspecto funcional da cidade, aparece em segundo lugar o setor primário (agropecuário) e em terceiro lugar, o setor secundário, que no geral são indústrias de pequeno e médio porte, voltadas principalmente para o beneficiamento de produtos agrícolas, metalurgia, mobiliários, calçados, laticínios, etc
Certamente a grande massa e fluxo monetário na cidade de Santa Maria dependem fundamentalmente do serviço público. Como já salientado anteriormente, Santa Maria destaca-se na região, no estado e no país como cidade portadora das seguintes funções relacionadas à prestação de serviços: comercial, educacional, médico hospitalar, rodoviário e militar policial.



Lajeado. 

Situado à margem direita do Rio Taquari, na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, o município de Lajeado foi fundado em 26 de janeiro de 1891. De lá para cá, a cidade passou por inúmeras transformações. Viu sua população crescer e, hoje, vem experimentando um desenvolvimento que consolida sua posição de pólo econômico, cultural, político-administrativo e educacional de destaque no Estado. 

Além disso, um perfil tipicamente urbano projeta o município como a metrópole do Vale do Taquari, uma região integrada por 36 municípios e mais de 319 mil habitantes. 
Pela condição de metrópole do Vale do Taquari, Lajeado possui um comércio que se caracteriza pela sua diversidade e dinamicidade. Além de uma área central dotada de estabelecimentos comerciais dos mais diversos fins, o município ainda comporta um shopping Center, situado à margem da BR 386, a mais importante de toda a região. 
Em função da pequena área rural do município e do pequeno número de estabelecimentos rurais, ações de desenvolvimento tenderão a ser facilitadas. A assistência técnica poderá ser mais efetiva, viabilizando a organização dos produtores para atingir as metas propostas de forma associativa, o que deve ser um objetivo a ser perseguido. Nesse sentido, a participação de órgãos públicos é decisiva. 
O município de Lajeado é sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A nível de município, a área é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente (SESAMA), cuja ação orienta-se no Plano Plurianual de Saúde. O Município mantém o Convênio de Municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 1996, estando, desde 1998, em regime de Gestão Plena de Atenção Básica. Todas as atividades da área são priorizadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Saúde, criado em 1991, sendo os recursos operacionalizados através do Fundo Municipal de Saúde, instituído em 1997. 
E suas atrações turísticas são: Parque Histórico de Lajeado , Parque do Imigrante, Unicshopping, Rio Taquari, Parque Professor Theobaldo Dick, Torre e Igreja Evangélica, Jardim Botânico, Parque Municipal Schlabitz (Parque do Engenho), Praça da Matriz, Pedras Preciosas, Museu Histórico Bruno Born, entre outros. 


Triunfo


Triunfo pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre. Localiza-se a 29º56'36" delatitude sul e 51º43'05" de longitude oeste, a uma altitude de 31 metros.
Ocupa uma área de 823,41 km² e sua população em 2010 era de 25.811 habitantes.
Na área da cultura a cidade mantém um programa de eventos de caráter regionalista, como o Rodeio Crioulo Estadual, a Gineteada Internacional e a Escaramuça da Canção Gaudéria de Triunfo, bem como outros turísticos, como o Natal Estrela Guia.
Triunfo ainda preserva um patrimônio artístico e arquitetônico considerável, cujo principal representante é a Igreja Bom Jesus, um marco na fundação da cidade e sede da terceiraparóquia mais antiga do estado, datada de 1754 e construída em estilo barroco colonial, com significativa estatuária e talha em madeira no interior. Mas uma série de outras edificações civis também são valiosas por sua arquitetura ou história, sendo associadas a personagens do passado local ou riograndense.
Na economia, Triunfo tem o quarto maior produto interno bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, e o quarto maior PIB per capita dos municípios brasileiros. Isto ocorre em função do Pólo Petroquímico que está situado no seu território, a cerca de 26 km de distância da sede municipal, e que é responsável por cerca de 95% do total da riqueza gerada no município.


URUGUAIANA

Uruguaiana é um município brasileiro, situado no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com a Argentina e Uruguai. Junto com o município de Barra do Quaraí, é o único município brasileiro que faz fronteira com Argentina e Uruguai. Fisicamente está localizada na microrregião denominada Campanha Ocidental, mesorregião Sudoeste Rio-Grandense. Sua sede está localizada 66 metros ao nível do mar. A cidade tem grande importância estratégica comercial internacional, tendo em vista que está localizada equidistante de Porto AlegreMontevidéuBuenos Aires eAssunção; bem como a importância na produção agropecuária nacional, ostentando a liderança na produção do grão de arroz.
O nome do estado originou-se de uma série de erros e discordâncias cartográficas, quando se acreditava que a Lagoa dos Patos fosse a foz do Rio Grande, que já era demonstrado em mapas neerlandeses, décadas antes da colonização portuguesa na região. Pelo que se sabe até agora, o primeiro cartógrafo dos Países Baixos a registrar a Lagoa dos Patos, ainda considerada o Rio Grande, foi Frederick de Wit, em seu atlas de 1670. Já o primeiro registro cartográfico feito por um neerlandês a mostrar o suposto rio com um formato próximo ao que é conhecido hoje da referida lagoa foi Nikolaus Visscher, em 1698. Apesar de ele não ter sido o primeiro a mencionar os índios Patos que habitavam suas margens e boa parte do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, foi ele quem associou o nome à lagoa. Por volta de 1720, açorianos vindos de Laguna vieram à região deSão José do Norte buscar o gado cimarrón vindo das missões, possibilitando a posterior fundação da cidade de Rio Grande, no ano de 1737. A partir do nome do município, surgiu também o nome do estado do Rio Grande do Sul.

Existem vestígios arqueológicos que atestam a existência de grupos indígenas na região desde 12 mil anos a.C., entre os principais grupos destacamos os minuanos e os guaranis.[8]
No século XVI, com a descoberta do Novo Mundo, o Rio Grande do Sul passou a fazer parte do reino espanhol pelo Tratado de Tordesilhas. Em 1627jesuítas espanhóis criaram missões, próximas ao rio Uruguai, mas foram expulsos pelos portugueses, em 1680, quando a coroa portuguesa resolveu assumir seu domínio, fundando a Colônia do Sacramento. Os jesuítas espanhóis estabeleceram, em 1687, os Sete Povos das Missões.
Em 1737, uma expedição militar portuguesa comandada pelo brigadeiro José da Silva Pais foi enviada para garantir aos lusitanos a posse de terras no sul, objeto de disputa entre Portugal e Espanha. Para efetuar essa posse militarmente, José da Silva Pais construiu nesse mesmo ano um forte na barra da Lagoa dos Patos, que é a origem da atual cidade de Rio Grande, primeiro marco da colonização portuguesa no Rio Grande do Sul.
Em 1742, os colonizadores portugueses iniciaram uma vila que viria a ser Porto Alegre. As lutas pela posse das terras, entre portugueses e espanhóis, tiveram fim em 1801, quando os próprios sul-riograndenses dominaram os Sete Povos das Missões, incorporando-os ao seu território.
Em 1807, a área foi elevada à categoria de capitania. O município de Viamão antecedeu Porto Alegre como sede do governo. Durante o período colonial a região foi palco de inúmeros conflitos entre hispano-americanos e luso-brasileiros.
Grupos de alemães começaram a chegar a partir de 1824 e de italianos após 1875. O objetivo era ocupar o espaço do estado, a fim de fortalecer as fronteiras, formar batalhões estrangeiros e fomentar a economia.
No século XIX, com a formação do Império do Brasil, a região seria elevada ao status deprovíncia e teve grande importância nos conflitos entre o recém formado império e as jovens repúblicas platinas, iniciando pela Guerra da Cisplatina. Foi no Rio Grande do Sul onde deflagrou uma das mais significativas revoltas durante o período regencial, a Guerra dos Farrapos (1835-1845), que perdurou até os primeiros anos do Segundo Reinado, sendo também um dos primeiros marcos na história, cultura e identidade da região. A província foi também importante na luta contra Juan Manuel de Rosas (1852) e na Guerra do Paraguai(1864-70). As disputas políticas locais voltaram a aflorar no início da República e só no governo de Getúlio Vargas (1928) o estado foi pacificado.
Em meados de 1880, o estado apresentava uma economia de caráter fundamentalmente agropecuário, dividida em duas matrizes socioeconômicas: a atividade ligada à pecuária e ao charque na região da Campanha (sul do estado) e a agricultura e o artesanato colonial na Serra (norte do estado).
Atualmente, o Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil e continua como referência em economia agrícola, apesar da relevante industrialização.

145 comentários:

  1. Gramado é um local muito bonito pois bem na época de inverno começa a ter um friu muito intenso, podendo nevar, que atrai muitos turista para serra gaúcha, sem contar com os grandes festivais que acontecem.

    ResponderExcluir
  2. Bom, Gramado sem sombras de dúvidas é uma cidade muito bonita e que por esse fator atrai muitos turistas para serra gaúcha, tem temperaturas amenas no verão e muito baixas no inverno, podendo até nevar. Gramado também tem festivais e grandes eventos, como o festival de cinema e o natal luz; atraindo também bastante turistas. Gramado tem como cidade vizinha Canela, que a maioria dos turistas quando vão à gramado sempre dão uma passadinha em Canela!

    ResponderExcluir
  3. Gramado é uma ótima cidade para ir passear pois acontecem vários eventos como shows, festival de cinema e muito mais e também é bom quando neva.
    Comentário de Emerson mandado para o meu email.

    ResponderExcluir
  4. Gramado é uma ótima cidade para ir fazer festa e curtir muito e quem não passa por canela, pois as duas cidades são muito parecidas mas em Gramado tem umas festas mais legais.
    Comentário de Leonardo mandado para o meu email.

    ResponderExcluir
  5. Bom Gramado é uma das cidades mais visitadas só para ver o frio e a neve também tem uns locais que tem umas casas tipicamente alemãs que também são atrativos e alguns são até hotéis ou pousadas.
    Comentário de Raphael mandado para o meu email.

    ResponderExcluir
  6. Essa cidade é uma das principais cidades mais visitadas no inverno e para ver os shows e principalmente para ver algumas pessoas famosas no festival de cinema e também para ver a neve por que vem gente de outros estados e países para apreciar esta cidade.
    Comentário de Lucas G. mandado para o meu email.

    ResponderExcluir
  7. Gramado é uma cidade muito linda visitada pricipalmente no inverno, pois as pessoas vão pra lá com a intenção de ver a neve. A cidade tem muitos pontos turisticos como o lago Negro, Museu Medieval e Museu de Cera.

    ResponderExcluir
  8. Gramado tem além das paisagens serranas um povo que preserva muito sua cultura, onde fica presente toda a receptividade gaúcha.

    Gramado é o quarto principal destino turístico do Brasil e a cidade é toda voltada para o turismo.

    Podemos visitar a cidade tanto no inverno quanto no verão, pois no inverno a cidade oferece além do clima frio e com nevasca muitas vezes, pousadas, hotéis e pacotes turísticos.Já no verão o que transforma a cidade é o clima do natal, onde a cidade se enfeita toda para receber os turitas para vivenciar o natal em gramado.
    Comentário de Luana Dariva mandado para o meu email.

    ResponderExcluir
  9. Tramandaí mais conhecida como a capital das praias recebe muitas pessoas no verão e poucas no inverno. A cidade tem a festa do peixe tem a esposição de artesanato.O rio Tramandaí estabelece ligação entre a lagoa e o mar, ou melhor, a comunicação forma-se e o lago estreita-se acima do ponto onde o rio deita suas águas.

    ResponderExcluir
  10. Tramandaí é considerada a capital das praias, uma das praias mais conhecidas do Rio Grande do Sul. Tramandaí no inverno tem em média 35 mil habitantes mas no verão pode chegar até 500 mil habitantes. Tramandaí tem uma festa muito conhecida a Festa Nacional do Peixe que normalmente começa no meio de junho e termina em julho. Que movimenta a economia da cidade.
    Comentário de Anderson

    ResponderExcluir
  11. Tramandaí é um local onde há vários eventos e festas no verão porém há alguma pessoas de outras cidades que acham que a praia fica deserta após a temporada de verão mas não, pois, há muitas pessoas que vivem em Tramandaí, e que traz várias pessoas de fora para o Mar&Moto e para a Festa do Peixe onde os pescadores assam a famosa tainha assada e as pessoas que fazem artesanato para expor o seu trabalho e vender.

    ResponderExcluir
  12. Tramandaí é um local bom para ir fazer festa e ir nos shows que acontecem além de dar serviço as pessoas que vivem aqui e também há a ponte que liga Imbé a Tramandaí.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  13. Tramandaí é uma cidade muito boa pra passar a auta temporada , pois é um lugar bom de passar seu verão,seu principal atrativo é o mar , no qual , surgem muitos turistas de varios lugares.A cidade além de ser bonita é bem organizada ,pois suporta cerca de 500 mil pessoas no verão durante a semana.Com a freewhay , facilitou o acesso de quem mora em Porto-Alegre e cidade vizinhas , porque pra quem nao tem muito opção de sair pra Santa Catarina , vai em Tramandai ou Imbé porque é so andar 120km e ja esta no litoral!
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  14. Tramandaí é mais conhecida como a capital das praias e uma das mais visitas pois no verão há noite não se consegue andar de carro pelo centro pois tem muita gente e no meio do inverno tem a festa do peixe e o maremoto.
    Comentário de Raphael.

    ResponderExcluir
  15. Tramandaí a famosa capital das praias onde cresce cada vez mais com edifícios e a população está crescendo cada vez mais também na ponte que divide Tramandaí de Imbé é um local onde as pessoas que gostam de pescar vão no verão mas no inverno há os pescadores que vendem os peixes que pegam e para muitos é uma diversão.
    Comentário de Eduardo.

    ResponderExcluir
  16. Bom Tramandaí é umas ótima cidade para se vir veranear e para ir nas festas e shows que são grandes atrações.E no inverno diminui muito a população mas por outro lado traz muitos benefícios econômicos para a cidade.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  17. Tramandaí é um ótimo local ir passear e ir na praia onde vem as redes televisivas nos dar notícias não só da praia de Tramandaí e de outras. A população aumenta demais por causa do verão e das férias de muitas pessoas que vem relaxar do seus serviços e do stress.
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  18. Tramandaí, a famosa capital das praias, que como cidade vizinha tem Imbé; É uma das praias mais visitadas na temporada de verão, por principalmente gaúchos, mas também por catarinenses e até mesmo de outros estados e como segundo o texto por turistas de outros países. Tramandaí tem como evento principal a Festa Nacional do Peixe, que diga-se de passagem esse ano não surpreendeu e muito menos superou minhas expectativas, e creio que não só as minhas. Dividindo os municípios de Tramandaí e Imbé temos a ponte Giuseppe Garibalde, que vários turistas no verão pescam ali, e até mesmo moradores também no verão e surpreendentemente no inverno, onde os peixes ali pescados são uma forma de renda para a família. No verão algumas emissoras de televisão, vêem fazer reportagens, aqui na praia, a Rede Record tem como sede na temporada de verão em Tramandaí o tele jornal, Balanço Geral, que todo sábado é apresentado ao vivo da praia de Tramandaí. Mas como qualquer coisa, Tramandaí tem seus pontos negativos, como algumas ruas esburacadas, inundadas, e com difícil acesso para os moradores.

    ResponderExcluir
  19. Tramandaí, é uma praia do Litoral Norte Gaúcho; mais conhecida como a Capital das Praias. Tramandaí tem uma boa infraestrutura turística, no verão a população pode alcançar cerca de 250 mil habitantes em dias de semana e 500 mil nos finais de semanas e feriados.
    Tramandaí também tem vários eventos; um dos mais conhecidos é a tradicional Festa Nacional do Peixe em junho/julho, que trás muitos turístas pra Tramandaí, aumentando os lucros da cidade.

    ResponderExcluir
  20. Tramandaí

    Uma das mais famosas e belas praias do sul do país, Tramandaí é sinônimo de diversão o ano inteiro. O esporte, as variadas opções de lazer, somados às suas belezas naturais e a um belíssimo horto florestal com trilha ecológica, fazem de Tramandaí a Capital das Praias e ponto de referência turística no Rio Grande do Sul. Além de tudo isso, Tramandaí oferece uma das mais agitadas vidas noturnas do Estado, com uma ampla agenda de shows e festas. Mesmo fora da temporada de veraneio, as opções são inúmeras para quem gosta de aproveitar o dia ou a noite.
    Comentário de Luana Dariva.

    ResponderExcluir
  21. Gramado.. além de ser uma lindíssima cidade, é bem estruturada e bem limpinha. É uma cidade turistica e por isso deve ser assim, porém não são todas as cidades turisticas que são assim tão cuidadas e organizadas. Uma coisa que me chamou muita a atenção de lá, é a educação e a boa vontade no atendimento das pessoas, pois aqui no nosso litoral norte, o que mais tem são pessoas sem vontade de atender as outras. Gramado é MARA! *;*

    ResponderExcluir
  22. Tramandaí :
    É uma cidade onde eu pelo menos, acho bem bonita, porém é mal cuidada. Por ser a Capital das Praias, deveria te rum certo cuidado, uma certa preservação.. mas também não se tem muito o que fazer quando os moradores não ajudam. No verão é uma cidade muito movimentada, com bastante comércio, e várias oportunidades de emprego para os moradores, porém no inverno é um deserto só. Não tem quase nada de comércio aberto, não tem emprego,e não tem nenhum evento sem ser a Festa Nacional do Peixe que por sinal está cada vez mais fraca. Se não fizerem nenhum evento para chamar os turistas, vai ser sempre assim, uma cidade DESERTA no inverno.

    ResponderExcluir
  23. Torres :
    Eu pessoalmente não conheço muito essa praia não, mas já ouvi falar muito bem dela, e com esse texto dos nossos colegas só comprovou o que eu já tinha ouvido falar. Pelo o que eu conheço, é uma cidade bem bonita, com uma praia maravilhosa, bem movimentada no verão. Adoraria conhecer melhor, mas com esse texto já tive uma grande noção.

    ResponderExcluir
  24. Torres é uma bela praia e também tem uma bela cidade mas conheço muito pouco mas no verão é uma das praias preferidas dos veranistas pois é um lugar onde acontecem também vários eventos que nem o balonismo.

    ResponderExcluir
  25. Torres, é uma praia que eu particularmente conheço muito pouco, mas pelo pouco que conheço admiro, pois em comparação com as praias de Imbé e Tramandaí, é uma praia bem cuidada, tanto pelos moradores quanto pelo governo; e em razão disso e de outros fatores positivos, fazem com que o número de moradores e veranistas cresçam ano após ano. Torres também realiza vários eventos durante todo o ano, e não só na temporada de verão, como por exemplo temos o Festivel Internacional de Balonismo, que é um dos eventos mais divulgados e de grande sucesso e repercussão!

    ResponderExcluir
  26. Torres é uma das praias mais belas do Rio Grande do Sul, com areas favoraveis para o surf, com roxas sedimentares,no verão tem uma grande elevação na população.
    adoro torres!

    ResponderExcluir
  27. Particularmente eu Adoro Torres, porque além dela ser limpa e bem cuidada, ela é uma das praias mais Lindas do Rio Grande do Sul. Torres atualmente recebe entre dezembro e fevereiro 400 mil turistas, o número de veranistas fixos durante o veraneio está em torno de 100 mil, e vem aumentando consideravelmente a cada ano. A população flutuante no verão pode chegar a 200 mil pessoas. A cidade, por isso, já desenvolveu sólida infra-estrutura turística, com grande número de hotéis de todos os níveis e tipos, incluindo pousadas e hotéis para cães, e boa oferta de serviços.

    ResponderExcluir
  28. Torres é uma cidade bem bonita pra passear, com mares e pedras na beira da praia, que outras praias do Rio Grande Do Sul não tem , com boa estrutura pra receber pessoas de outras cidades , com hóteis e pousadas para os visitantes.Torres foi escolhida pelas pessoas que praticam o esporte de vôo livre e baloismo , como um melhor lugar para saltar de asa delta e paraquedas , por causa dos seus penhascos. Pra quem não foi em torres recomendo ir , pois é uma cidade muito bonita e proxima de onde moramos.

    ResponderExcluir
  29. Torres é um dos núcleos mais antigos do Rio Grande do Sul.Torres é um lugar lindo pois recebe muitas pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo.A região de Torres era inicialmente habitada por indígenas Carijós, Minuanos e Arachanes, que viviam da caça e pesca e se dedicavam a uma rudimentar agricultura.
    Molhes é o local e sede de vários campeonatos de surfe a nível regional e nacional.O mar proporciona diversas opções de lazer, atraindo durante todo o ano aficionados por esportes aquáticos.Os Molhes são muito frequentados pelos surfistas que buscam as maiores e melhores ondas.

    ResponderExcluir
  30. Torres é uma cidade boa de ir conhecer por seu ótimos locais e está crescendo cada vez mais um tempo atrás a região de Torres era habitada por indígenas Carijós, Minuanos e Arachanes, que viviam da caça.
    Comentário de Raphael.

    ResponderExcluir
  31. Torres atualmente recebe entre dezembro e fevereiro "400 mil turistas, o número de veranistas fixos durante o veraneio está em torno de 100 mil, e vem aumentando consideravelmente a cada ano". A população flutuante no verão pode chegar a 200 mil pessoas.E é um local onde acontecem grandes eventos.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  32. Variados eventos organizados na cidade também atraem apreciáveis contingentes de público visitante. Por exemplo, o 13º Motobeach levou a Torres no Carnaval de 2011 mais de 40 mil pessoas especialmente interessadas na competição. Eventos, festas, feiras, mostras, competições, atividades culturais e artísticas são promovidos não só no verão, quando são certamente mais numerosos, mas também ao longo de todo o ano.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  33. Torres vive essencialmente em torno do turismo que sua bela paisagem natural e suas praias de banho favorecem. Esta vocação turística, como já se aludiu, foi intuída no início do século XX por José Picoral, o primeiro a vislumbrar a cidade como um balneário atraente para os habitantes do interior do estado, especialmente de Porto Alegre, oferecendo uma infra-estrutura hoteleira básica.
    Comentário de Eduardo.

    ResponderExcluir
  34. A partir de sua iniciativa, em breve Torres se tornara um balneário da moda para os riograndenses, e tal fama ainda persiste hoje. Segundo dados da Prefeitura, Torres atualmente recebe entre dezembro e fevereiro "400 mil turistas, o número de veranistas fixos durante o veraneio está em torno de 100 mil, e vem aumentando.
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Osório é umas das cidades que mais está crescendo do litoral norte e sua energia e a maior parte de sua energia é graças a energia eólica.
    Comentário de Jonas.

    ResponderExcluir
  37. Bom Osório, uma das cidades que vem se desenvolvendo cada vez mais ao passar dos anos; tem como principais pontos turisticos, o Parque Eólico, onde se localiza 75 aerogeradores, ou mais conhecidos como cataventos; que os mesmos são responsavéis por produzir energia eólica que são capazes de proporcionar energia para uma cidade de até 700 mil habitantes segundo dados tirados da internet. E como outro principal ponto turistico temos o Morro da Borússia, onde temos aproximadamente 400 metros de altitude que proporciona visitantes praticarem esportes como o voo livre.

    ResponderExcluir
  38. Osório, é um local onde há duas cascatas naturais: a Cascata da Borússia e a Cascata de Aguapés, localizadas nos respectivos distritos. Local de exuberante área verde com pracinha para as crianças, propícia a banhos ao ar livre, piqueniques e desfrutar do chimarrão. É um cenário maravilhoso para descanso e contato com a natureza. Também é umas das cidades do litoral que mais cresce e a sua maior parte da energia é graças a energia eólica.

    ResponderExcluir
  39. O Aeroclube de Planadores Albatroz, fundado em 28 de julho de 1950, é uma das mais tradicionais instituições dedicadas à prática e ao ensino do Vôo de Planador.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  40. Osório no ano de 1986 cria-se o Arquivo Histórico Municipal no segundo piso do prédio da Biblioteca Municipal, ao lado do Museu Antropológico. Um ambiente que resguarda a documentação e registro de fatos importantes da história do Município de Osório. Oportuniza a pesquisa de aspectos históricos, geográficos, folclóricos e arquivos de família.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  41. A cidade de Gramado, na serra gaúcha, atração e desejo de turistas brasileiros e estrangeiros, já é por si só um atrativo turístico que acolhe os turistas em todos os períodos do ano, seja outono, inverno, primavera ou verão.
    Tramandaí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.
    É uma praia do litoral norte gaúcho, que se situa a 118 km da capital do estado, Porto Alegre. Muito frequentado por gaúchos do vale do sinos e região metropolitana de Porto Alegre. Já foi muito visitada por turistas do Uruguai e Argentina em anos anteriores.
    Torres vive essencialmente em torno do turismo que sua bela paisagem natural e suas praias de banho favorecem. Esta vocação turística, como já se aludiu, foi intuída no início do século XX por José Picoral, o primeiro a vislumbrar a cidade como um balneário atraente para os habitantes do interior do estado, especialmente de Porto Alegre, oferecendo uma infra-estrutura hoteleira básica.
    Em Osório há uma Catedral Nossa Senhora da Conceição que é a segunda igreja do município, erguida no local onde foi construída a primeira, situada junto a Praça General Osório. Em 1773, a antiga Conceição do Arroio, hoje Osório, passa a contar com um vigário cuja atribuição é dar assistência espiritual.
    Comentário de Pedro T.

    ResponderExcluir
  42. Osório, município abençoado com duas cascatas naturais: a Cascata da Borússia e a Cascata de Aguapés, localizadas nos respectivos distritos. Local de exuberante área verde com pracinha para as crianças, propícia a banhos ao ar livre, piqueniques e desfrutar do chimarrão. É um cenário maravilhoso para descanso e contato com a natureza
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  43. Osório é uma das cidades que vem se desenvolvendo cada vez mais ao passar dos anos; tem como principais pontos turisticos, o Parque Eólico, onde se localiza 75 aerogeradores, ou mais conhecidos como cataventos;
    Comentário de Eduardo.

    ResponderExcluir
  44. Em Osório há paredes externas de cinco casas, que abrigam antenas no Morro da Borússia, receberam pinturas em estilo grafite. Essas pinturas expressam, artisticamente, as etnias do município que o colonizaram, como os maçambiques e aspectos atuais do cotidiano, tais como os visitantes e praticantes do voo livre. É a arte retratando o passado, a história da cidade e, ao mesmo tempo, contemplando o presente, o mundo contemporâneo.
    Comentário de Raphael.

    ResponderExcluir
  45. O Osório também é mais conhecida pelos cataventos que os mesmos são responsavéis por produzir energia eólica que são capazes de proporcionar energia para uma cidade de até 700 mil habitantes segundo dados tirados da internet. E como outro principal ponto turistico temos o Morro da Borússia, onde temos aproximadamente 400 metros de altitude.
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  46. Bom, Osório é uma cidade bem bonita com bastantes pontos turísticos, e bem desenvolvida. Eu pessoalmente sou apaixonada por aquela igreja bem no centro, ela é muito linda *.* Mas toda a cidade é apaixonante,e como disse meus colegas ai em cima.. tem os cataventos onde produz a energia eólica, e é um avanço muito grande para a nossa região.

    ResponderExcluir
  47. Osório é uma bela cidade, tem como o principal ponto turístico o Morro da Borrúsia e o Parque Eólico, que é conhecido como cataventos. Mas também tem os pontos naturais como a Cascata da Borússia e a Cascata de Aguapés, que por sinal são muito lindas. Além de possuir um magnífico complexo de lagoas em seu entorno, avista-se a Serra, formada por morros cobertos pela exuberante Mata Atlântica. É uma cidade de natureza privilegiada reúne a beleza e a riqueza de seu ecossistema. Além disso, é uma cidade de extrema importância histórica pelo desenvolvimento da navegação lacustre, que possibilitou a sua interligação com outros municípios trazendo prosperidade econômica para a região, bem como, o desenvolvimento político e cultural.

    ResponderExcluir
  48. Osório é o centro de entrada para o litoral norte gaúcho. Milhares de turistas uruguaios, argentinos e gaúchos cruzam todos os anos por ela, pela BR 290. Ela está situada ao pé da Serra Geral e entre águas doces e salgadas. É uma das poucas cidades brasileiras que reúne serra, lagoas e mar num mesmo lugar. Ladeada pelo Oceano Atlântico, o município dispõe de duas belas praias: Atlântida Sul e Mari
    Comentário de Weslei

    ResponderExcluir
  49. Pelotas é considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327.778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado. Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado, no litoral Sul.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  50. Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado, no litoral Sul.O município conta com cinco instituições de ensino superior, quatro grandes escolas técnicas, três teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de televisão, um aeroporto e um porto.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  51. Os principais pontos de turismo de Pelotas são: Praia do Laranjal, Patrimônio Natural Colonial, Colônia de Pescadores Z3, Patrimônio Arquitetônico, Teatro Sete de Abril, Catedral São Francisco de Paula, Mercado Público Pelotense, Biblioteca Pública , Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo entre outros.
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  52. Pelotas é uma linda cidade, bem desenvolvida, com bastante industrias e comércio. E quem gosta da noite, tem também várias opções como barzinhos e festas e é muito conhecida pelos famosos Doces de Pelotas.
    Comentário de Raphael.

    ResponderExcluir
  53. Em Pelotas também há vários eventos anuais como: Fenadoce - De 25 de Maio a 12 de Junho, Expo-feira Agropecuária Industrial e Comercial, Festival Internacional de Teatro – móvel, Dança Sul - Mostra Meridional de Dança – móvel Grande Prêmio Princesa do Sul, Kerb - Festa típica alemã, Carnaval, Feira do Livro, Festa de Iemanjá, Fecriança, Fenatal, Feira do Artesanato - todos os domingos.
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  54. Pelotas é considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327.778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado. O município conta com cinco instituições de ensino superior, quatro grandes escolas técnicas, três teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de televisão, um aeroporto e um porto flúvio-lacustre localizado às margens do Canal São Gonçalo. Pelotas é uma linda cidade, bem desenvolvida, com bastante industrias e comércio.
    Comentário de Eduardo.

    ResponderExcluir
  55. Pelotas é uma bela cidade e também é considerado uma das capitais regionais do Brasil, é a terceira cidade mais populosa do estado. Também há vários eventos anuais pois é uma cidade que está crescendo cada vez mais em comércio e em eventos e isso faz com que ajuda o povo.

    ResponderExcluir
  56. Pelotas uma cidade bem desenvolvida, com bastante comeercios, lugares bonitos para passear, e tambem pelotas é conhecida pelos seus doces.
    Pelotas é tambem uma cidade muito populosa e possui 327.778 habitantes, alem de ser uma linda cidade

    ResponderExcluir
  57. Pelotas é uma cidade bem grande,e sua população também é imensa. É uma cidade bem antiga, e por isso tras com ela inumeras casas de faixadas antigas, portas e janelas enormes. Coisa é que é muito dificil de ver nos dias de hoje, e é uma beleza muito cultivada. Ah, lá também tem o Laranjal que é uma linda praia as margens da lagoa dos patos no nosso litoral Sul. Mas o que mais me chamou a atenção é que nessa cidade linda, e bem grande não tem um Shopping decente. Mas o resto compensa né?! Ah,e sem falar naqueles doces de Pelotas, que todo mundo comeu pelo menos uma vez na vida! :D

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Pelotas é uma cidade bem grande,e sua população também é imensa. É uma cidade bem antiga, e por isso tras com ela inumeras casas de faixadas antigas, portas e janelas enormes.Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado, no litoral Sul.
    Comentário de Pedro T.

    ResponderExcluir
  60. Bom, Pelotas que segundo diz o texto é uma cidade de grande proporção e tem uma população com o número bem significativo sendo a terceira cidade mais populosa do estado.Sua arquitetura contém traços bastante antigos, com prédios e casas com faixadas antigas e grandes janelas e portas, caracterizando então essa antiguidade. A cidade tem bastantes pontos turisticos, festivais e feiras o ano todo, uma das feiras mais conhecidas é a Fenadoce.

    ResponderExcluir
  61. Pelotas é uma cidade muito bonita pelo o que vi em imegens e essas coisas; não tive a oportunidade de conhecer a cidade ainda, mas espero um dia ainda conhecer. Pelo que eu li, Pelotas é a terceira cidade mais populosa do Estado, tem uma grande porpoção de população. O município tem tradição na cultura do pêssego e aspargo. A produção do leite é o grande destaque na pecuária, constituindo a maior bacia leiteira do Estado. Pelotas apresenta um comércio ágil e diversificado com serviços especializados e empresas de pequeno, médio e grande porte. Pelotas também tem seus espaços culturais, como o cinema, o teatro, museus, entre outras atrações.

    ResponderExcluir
  62. Serra com a beleza da Mata Atlântica. Sua via de trânsito é asfaltada e iluminada até a rampa de voo livre. A prática desse esporte radical é excelente devido a sua altitude de, aproximadamente, 400 metros e os bons ventos de Osório. No topo do morro a paisagem é belíssima, com vista panorâmica de tirar o fôlego, podendo-se apreciar a serra, as lagoas, o mar, a sede da cidade, as praias vizinhas e o Parque Eólico. Há também uma trilha ecológica que vai da base até o topo do morro.Osório, município abençoado com duas cascatas naturais: a Cascata da Borússia e a Cascata de Aguapés, localizadas nos respectivos distritos. Local de exuberante área verde com pracinha para as crianças, propícia a banhos ao ar livre, piqueniques e desfrutar do chimarrão. É um cenário maravilhoso para descanso e contato com a natureza.
    A rede de lagoas interligadas vai até a praia de Torres, correndo paralela ao Oceano Atlântico. É considerada um dos maiores complexos lagunares do Brasil com 23 lagoas. Possibilita a navegação e a prática de esportes aquáticos e náuticos. Suas águas e os ventos garantem entretenimento. A Lagoa da Pinguela é destaque pela infraestrutura que oferece aos visitantes; e a Lagoa dos Barros por ser a maior da região. Além dessas, há também as Lagoas do Marcelino, do Peixoto, do Caconde e do Horácio, tão importantes ao município.

    ResponderExcluir
  63. A grande expansão das charqueadas fez com que Pelotas fosse considerada a verdadeira capital econômica da província, vindo a se envolver em todas as grandes causas cívicas. Pelotas tem a segunda maior concentração de curtumes do Estado e uma das maiores capacidades curtidoras de couro e peles do Brasil.
    O município tem tradição na cultura do pêssego e aspargo. A produção do leite é o grande destaque na pecuária, constituindo a maior bacia leiteira do Estado. Pelotas apresenta um comércio ágil e diversificado com serviços especializados e empresas de pequeno, médio e grande porte.

    ResponderExcluir
  64. São José do Norte é uma pequena cidade do século XVIII, palco de batalhas na Revolução Farroupilha, localizada no litoral sul do Rio Grande do Sul, na restinga entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Na foz da Lagoa dos patos existe uma estrutura construída no final do século XIX, que delimita a entrada da Logoa. Esta estrutura chama-se Molhes tem uma extensão de 4,5Km mar a dentro. Ela é toda feita de blocos de granito, cada um com mais de 20 toneladas. A raiz do Molhe Leste é poit para prática de surf. Suas praias são desprovidas de qualquer tipo de poluição e suas águas muito piscosas.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  65. São José do Norte é uma cidade rica em tradições históricas, com vestígios da passagem dos índios Carijós, seus primeiros habitantes. Por sua posição estratégica, figurou por duas vezes na história do Brasil, como fator de unidade nacional. No período de 1763 a 1776 quando, por quase 13 anos, serviu de Trincheira da Nacionalidade, resistindo e impedindo o avanço dos espanhóis, até a expulsão do incômodo invasor.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  66. Entre diversos prédios históricos destacam-se o Solar do Imperador, Prédio do Museu, Igreja Matriz, Casa Primo e outros. CAMINHO FARROUPILHA: A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil.
    MUSEU INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO: História do município, objetos pessoais, armas, fotografias, objetos indígenas e objetos dos primeiros colonizadores do município.
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  67. São José do Norte.
    O parque não dispõe de infra-estrutura ideal para receber turistas. A visitação ocorre, principalmente, por estudiosos e observadores de aves. É possível visualizar a baleia Branca, entre os meses de julho e outubro, migrando para Santa Catarina. Não é permitido acampar na área do parque. Está localizado nos municípios de Tavares (80%), Mostardas (17%) e São José do Norte (3%). Foi criado com o objetivo de proteger ecossistemas litorâneos e espécies de aves migratórias que dependem da unidade para o seu ciclo vital, como também para fins científicos, culturais e recreativos.
    Comentário de Raphael.

    ResponderExcluir
  68. São José do Norte.
    A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha. No roteiro as estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo passeios temáticos, a vivência nas lidas campeiras e, principalmente, o acesso a informação de dados sobre a história do Rio Grande do Sul.
    Comentário de Eduardo.

    ResponderExcluir
  69. São José do Norte.
    PRAIA DO MAR GROSSO: Situada no Molhe leste local. Apropriada para pesca, lazer e surf.
    CAMINHO FARROUPILHA, CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA: A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha.

    ResponderExcluir
  70. São José do Norte é uma pequena cidade do século XVIII, palco de batalhas na Revolução Farroupilha, localizada no litoral sul do Rio Grande do Sul, na restinga entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Na foz da Lagoa dos patos existe uma estrutura construída no final do século XIX, que delimita a entrada da Logoa. Esta estrutura chama-se Molhes tem uma extensão de 4,5Km mar a dentro. Ela é toda feita de blocos de granito, cada um com mais de 20 toneladas. A raiz do Molhe Leste é poit para prática de surf.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. São José do Norte
    Principais Pontos Turísticos
    IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ: Praça Intendente Francisco José Pereira. Sua construção iniciou-se em 1840 e foi concluída em 1860.
    CENTRO HISTÓRICO: Entre diversos prédios históricos destacam-se o Solar do Imperador, Prédio do Museu, Igreja Matriz, Casa Primo e outros. CAMINHO FARROUPILHA: A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845).
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  73. São José do Norte é uma pequena cidade do século XVIII, palco de batalhas na Revolução Farroupilha, localizada no litoral sul do Rio Grande do Sul, na restinga entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Na foz da Lagoa dos patos existe uma estrutura construída no final do século XIX, que delimita a entrada da Logoa.

    ResponderExcluir
  74. O Município de São José do Norte possui uma população estimada em mais de 25 mil habitantes. A cidade guarda importante parte da história do Rio Grande do Sul. Foi palco de um importante combate da Revolução Farroupilha e devido a esse episódio recebeu o título de Mui Heróica Villa, por meio do Decreto Imperial de 25 de outubro de 1841. Numa posição litorânea privilegiada, São José do Norte oferece aos visitantes toda a beleza e as possibilidades de aventura e esportes na Praia do Mar Grosso. Alem é claro de possibilitar toda a infraestrutura de uma pequena cidade turística com hospedagem, gastronomia baseada em frutos do mar e um aparato histórico e cultural.

    ResponderExcluir
  75. São José do Norte é uma cidade litorânea, com mais de 100 km de praias na costa do oceano Atlântico. A maior parte do município é composta por campos, com vegetação rasteira e herbácea da costa do litoral do sul do Brasil. Também há pequenos bosques com árvores plantadas (eucaliptos e pinhos). Dunas de areia relativamente altas são encontradas em toda a área municipal.
    Julho é o mês mais frio, com temperatura média de 13 °C, e a temperatura média em janeiro, mês mais quente, é de 20 °C. A temperatura média anual da cidade é de 16,5 °C e a precipitação média anual é de cerca de 1.200 mm. Uma característica climática da cidade é a ocorrência de ventos fortes durante todo o ano.

    ResponderExcluir
  76. Pelotas é considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327.778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado.
    São José do Norte é uma cidade litorânea, com mais de 100 km de praias na costa do oceano Atlântico. A maior parte do município é composta por campos, com vegetação rasteira e herbácea da costa do litoral do sul do Brasil.
    Comentário de Weslei.

    ResponderExcluir
  77. São José do Norte, é um cidade litorânea e possui uma população de aproximadamente 25 mil habitantes. Foi palco de grandes combates como por exemplo a Revolução Farroupilha. A cidade tem arquitetura bastante antiga. Numa posição litorânea privilegiada, São José do Norte oferece aos visitantes toda a beleza e as possibilidades de aventura e esportes na Praia do Mar Grosso.

    ResponderExcluir
  78. O Município de Vacaria está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil, na micro-região dos Campos de Cima da Serra. A expectativa de vida dos habitantes é de 72,48 anos.

    ResponderExcluir
  79. O acesso ao Município ocorre pelas rodovias BR 116 que corta o país de norte a sul, BR 285 que corta o estado de leste a oeste e ainda faz a ligação com a Argentina e RS 122 que liga a cidade com a região de colonização italiana da serra e com a capital do estado, que está a 240km da sede do município. Passa também pelo município, a rede ferroviária nacional queliga a cidade com a Uruguaiana-RS, ao Porto de Rio Grande-RS, Porto de São Francisco do Sul-PR e ao Porto de Paranaguá-PR.
    Comentário de Pedro T.

    ResponderExcluir
  80. Catedral de Pedra
    Vacaria
    A Catedral Nossa Senhora da Oliveira é um dos mais belos templos religiosos do Estado.Localizada no centro da cidade é motivo de atração, eleita como símbolo do município.Projetada em 1912 por Frei Éfrem de Bellevaux, foi construída em pedra moura, em estilo neogótico. Internamente, também de grande beleza,
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  81. Vacaria
    O hospital instalado no Município possui 174 leitos, sendo 112 destinados ao convênio SUS e 62 particulares. A excelente posição geográfica permite fácil acesso pelas rodovias. A BR-285, que corta o Estado de leste a oeste e ainda nos liga com a Argentina, a BR-116, que corta o País de norte a sul.
    Comentário de Raphael.

    ResponderExcluir
  82. Vacaria
    A rede ferroviária nacional queliga a cidade com a Uruguaiana-RS, ao Porto de Rio Grande-RS, Porto de São Francisco do Sul-PR e ao Porto de Paranaguá-PR. O Aeroporto Regional de Cargas está em construção e servirá para transportar as frutas e flores produzidas na região. Vacaria possui hoje, onze unidades básicas de saúde administradas pelo governo municipal que oferecem atendimento diário em diversas áreas da medicina.
    Comentário de Eduardo.

    ResponderExcluir
  83. Vacaria
    A segunda fonte de economia vem do transporte de cargas, do qual boa parte do comércio e empresas locais giram e sobrevivem em torno deste, possuindo a segunda maior frota de caminhões do Rio Grande com 2.300 veículos.O Município também concentra sua economia na produção de grãos, frutos silvestres, pecuária, madeira e exportação de flores, que desponta como uma importante fonte econômica.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  84. Vacaria
    O hospital instalado no Município possui 174 leitos, sendo 112 destinados ao convênio SUS e 62 particulares. A excelente posição geográfica permite fácil acesso pelas rodovias.O Município também concentra sua economia na produção de grãos, frutos silvestres, pecuária, madeira e exportação de flores, que desponta como uma importante fonte econômica.
    Comentário de Gabriela Andrade.

    ResponderExcluir
  85. Vacaria possui hoje, onze unidades básicas de saúde administradas pelo governo municipal que oferecem atendimento diário em diversas áreas da medicina. São 8.620 atendimentos mensais. Há quatro ambulâncias para remoção de pacientes carentes que necessitam transporte para centros com unidades hospitalares mais completas e desenvolvidas, bem como para remoções dentro do município. A rede pública municipal conta com 48 médicos, 11 dentistas e 30 agentes comunitários.
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  86. Vacaria
    A rede pública municipal conta com 48 médicos, 11 dentistas e 30 agentes comunitários. O hospital instalado no Município possui 174 leitos, sendo 112 destinados ao convênio SUS e 62 particulares. O Município também concentra sua economia na produção de grãos, frutos silvestres, pecuária, madeira e exportação de flores, que desponta como uma importante fonte econômica.
    Comentário de Weslei.

    ResponderExcluir
  87. vacaria, expectativa de vida dos habitantes é de 72,48 anos.
    O acesso ao Município ocorre pelas rodovias BR 116 que corta o país de norte a sul, BR 285 que corta o estado de leste a oeste e ainda faz a ligação com a Argentina e RS 122 que liga a cidade com a região de colonização italiana da serra e com a capital do estado, que está a 240km da sede do município

    ResponderExcluir
  88. Município ocorre pelas rodovias BR 116 que corta o país de norte a sul, BR 285 que corta o estado de leste a oeste e ainda faz a ligação com a Argentina e RS 122 que liga a cidade com a região de colonização italiana da serra e com a capital do estado, que está a 240km da sede do município.A cidade tem arquitetura bastante antiga.O Município também concentra sua economia na produção de grãos, frutos silvestres, pecuária, madeira e exportação de flores, que desponta como uma importante fonte econômica.
    Comentário de Gabriela Andrade.

    ResponderExcluir
  89. O nome de Vacaria está diretamente ligado à expressão espanhola “baqueria de los piñares” (vacaria dos pinhais), denominação que os jesuítas espanhóis atribuíram aos Campos de Cima da Serra, onde iniciaram a criação de gado que abasteceria as reduções jesuíticas.

    Foram os missionários jesuítas que, ainda no século XVI, iniciaram a colonização da região, espalhando o gado trazido das Missões pelas extensões desertas conhecidas como Baquería de los Piñares. Durante mais de um século, disputas com índios guaranis, marcaram a história da região antes que fosse consolidado o Caminho dos Tropeiros, ligando a região do Prata com o Brasil. No século XIX, os campos de Vacaria voltariam a ser palco de grandes batalhas, desta vez entre soldados imperiais e farroupilhas.

    ResponderExcluir
  90. Santa Maria é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Com 261.027 habitantes, segundo o censo IBGE/2010, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região.
    Santa Maria é considerada cidade universitária graças a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criada por José Mariano da Rocha Filho.

    ResponderExcluir
  91. Santa Maria foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e portuguêsque passavam pela região, em 1797.
    Durante a Revolução Farroupilha chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes de São Leopoldo, buscando se afastar dos combates.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  92. Santa Maria é um município dividido em 10 distritos que, com exceção do 1º Distrito (Sede) — dividido em 41bairros —, não têm subdivisões, ou seja, possuem um único bairro, homônimo ao distrito a que pertence.
    Santa Maria sedia uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria. A UFSM conta atualmente com mais de 15 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.
    Comentário de Eduardo.

    ResponderExcluir
  93. Santa Maria tem fins administrativos o distrito da Sede é distribuído em Regiões Administrativas, um conjunto de bairros unidos de acordo com localização e características, e, os demais distritos, cada um, possui uma subprefeitura.
    Por abrigar uma grande quantidade de instituições de ensino a cidade é conhecida como Cidade Cultura.
    Santa Maria também é denominado o município Coração do Rio Grande (devido a sualocalização Geográfica). O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro Centro.
    Comentário de Weslei.

    ResponderExcluir
  94. Em Santa Maria há muitas funções urbanas terciárias absorvem mais de 80% da população ativa da cidade, salientando-se principalmente o setor ocupado em atividade comercial e educacional. Ainda no aspecto funcional da cidade, aparece em segundo lugar o setor primário (agropecuário) e em terceiro lugar, o setor secundário, que no geral são indústrias de pequeno e médio porte, voltadas principalmente para o beneficiamento de produtos agrícolas, metalurgia, mobiliários, calçados, laticínios, etc...
    Comentário de Gabriela Andrade.

    ResponderExcluir
  95. Na cidade de Santa Maria há uma grande massa e fluxo monetário dependem fundamentalmente do serviço público. Como já salientado anteriormente, Santa Maria destaca-se na região, no estado e no país como cidade portadora das seguintes funções relacionadas à prestação de serviços: comercial, educacional, médico hospitalar, rodoviário e militar policial.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  96. O Município de Vacaria está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil, na micro-região dos Campos de Cima da Serra. A expectativa de vida dos habitantes é de 72,48 anos. O acesso ao Município ocorre pelas rodovias BR 116 que corta o país de norte a sul, BR 285 que corta o estado de leste a oeste e ainda faz a ligação com a Argentina e RS 122 que liga a cidade com a região de colonização italiana da serra e com a capital do estado, que está a 240km da sede do município.
    Luana Ludwig

    ResponderExcluir
  97. A cidade foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e português que passavam pela região, em 1797.A cidade conserva prédios históricos de valor como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Catedral do Mediador da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Clube Caixeiral de Santa Maria, o Banco Nacional do Commercio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e a Vila Belga.

    ResponderExcluir
  98. Santa Maria destaca-se na região, no estado e no país como cidade portadora das seguintes funções relacionadas à prestação de serviços: comercial, educacional, médico hospitalar, rodoviário e militar policial.Também há muitas funções urbanas terciárias absorvem mais de 80% da população ativa da cidade, salientando-se principalmente o setor ocupado em atividade comercial e educacional.
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  99. Santa Maria tem fins administrativos o distrito da Sede é distribuído em Regiões Administrativas, um conjunto de bairros unidos de acordo com localização e características.Santa Maria é um município dividido em 10 distritos que, com exceção do 1º Distrito (Sede) — dividido em 41bairros —, não têm subdivisões, ou seja, possuem um único bairro, homônimo ao distrito a que pertence.
    Santa Maria sedia uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria.
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  100. Santa Maria foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e portuguêsque passavam pela região, em 1797.
    Santa Maria também é denominado o município Coração do Rio Grande (devido a sualocalização Geográfica). O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta.
    Comentário de Pedro T.

    ResponderExcluir
  101. Santa Maria é um município dividido em 10 distritos que, com exceção do 1º Distrito (Sede) — dividido em 41bairros —, não têm subdivisões, ou seja, possuem um único bairro, homônimo ao distrito a que pertence.Santa Maria também é denominado o município Coração do Rio Grande (devido a sualocalização Geográfica). O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro Centro. comentário de Ariany Fraga

    ResponderExcluir
  102. Vacaria, é uma cidade muito acolhedora e fria, acima de tudo uma cidade pequena, mas com grandes perspectivas de crescimento.
    E tem o Museu Público Municipal que apresenta mais de 600 peças que representam a cultura e o modo de vida dos antepassados da região. A peça que se destaca éo marco com a inscrição S.J 1962 que foi deixado pelos jesuítas na sua passagem por lá.

    ResponderExcluir
  103. Santa Maria possui 50 bairros oficiais, que por sua vez contêm Unidades Residenciais — a menor unidade urbana, ou rural, de relação e convivência —, que ligam unidades habitacionais dentro de um sistema viário, identificadas por loteamento, condomínio residencial, parque residencial, jardim residencial, vila, localidade, quilombo e cohab, entre outras, distribuídas dentro da unidade de vizinhança.

    ResponderExcluir
  104. Lajeado situado à margem direita do Rio Taquari, na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, o município de Lajeado foi fundado em 26 de janeiro de 1891.

    ResponderExcluir
  105. Em Lajeado suas atrações turísticas são: Parque Histórico de Lajeado , Parque do Imigrante, Unicshopping, Rio Taquari, Parque Professor Theobaldo Dick, Torre e Igreja Evangélica, Jardim Botânico, Parque Municipal Schlabitz (Parque do Engenho), Praça da Matriz, Pedras Preciosas, Museu Histórico Bruno Born, entre outros.
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  106. O município de Lajeado é sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A nível de município, a área é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente (SESAMA), cuja ação orienta-se no Plano Plurianual de Saúde. O Município mantém o Convênio de Municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 1996, estando, desde 1998, em regime de Gestão Plena de Atenção Básica.
    Comentário de Gabriela A.

    ResponderExcluir
  107. As atividades da área de Lajeado são priorizadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Saúde, criado em 1991, sendo os recursos operacionalizados através do Fundo Municipal de Saúde, instituído em 1997.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  108. A cidade de Lajeado passou por inúmeras transformações. Viu sua população crescer e, hoje, vem experimentando um desenvolvimento que consolida sua posição de pólo econômico, cultural, político-administrativo e educacional de destaque no Estado.
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  109. Lajeado em função da pequena área rural do município e do pequeno número de estabelecimentos rurais, ações de desenvolvimento tenderão a ser facilitadas. A assistência técnica poderá ser mais efetiva, viabilizando a organização dos produtores para atingir as metas propostas de forma associativa, o que deve ser um objetivo a ser perseguido. Nesse sentido, a participação de órgãos públicos é decisiva.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  110. Santa Maria também é denominado o município Coração do Rio Grande (devido a sualocalização Geográfica). O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro Centro.
    Dessa forma, Santa Maria possui 50 bairros oficiais, que por sua vez contêm Unidades Residenciais — a menor unidade urbana, ou rural, de relação e convivência

    ResponderExcluir
  111. Lajeado foi fundado em 26 de janeiro de 1891. De lá para cá, a cidade passou por inúmeras transformações. Viu sua população crescer e, hoje, vem experimentando um desenvolvimento que consolida sua posição de pólo econômico, cultural, político-administrativo e educacional de destaque no Estado.

    ResponderExcluir
  112. Triunfo ainda preserva um patrimônio artístico e arquitetônico considerável, cujo principal representante é a Igreja Bom Jesus, um marco na fundação da cidade e sede da terceiraparóquia mais antiga do estado, datada de 1754 e construída em estilo barroco colonial, com significativa estatuária e talha em madeira no interior.

    ResponderExcluir
  113. A cidade de Santa Maria foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e português que passavam pela região, em 1797.
    Santa Maria sedia uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria. A UFSM conta atualmente com mais de 15 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.
    Por abrigar uma grande quantidade de instituições de ensino a cidade é conhecida como Cidade Cultura.
    Comentário de Luana L.

    ResponderExcluir
  114. Lajeado
    Uma das características da cidade é a existência do rio Taquari, que separa Lajeado da cidade de Estrela.
    O tamanho de sua área geográfica é restrita, contendo cerca de 90 quilômetros quadrados, resultado da emancipação de vários municípios à sua volta. Hoje é uma cidade predominantemente urbana, com área rural restrita.
    A população de Lajeado é formada por descendentes de alemães e italianos, principalmente.
    Entre os grupos representativos, existe o italiano Tutti Fratelli, que mantém as tradições italianas da cidade, com dança, canto, coral, e eventos gastronômicos. A cidade conta com o Parque Histórico, Parque onde foram realocadas casas típicas alemãs da região, construídas na época da imigração, e onde foi gravado o filme "A Paixão de Jacobina".
    Comenário de Luana L.

    ResponderExcluir
  115. Lajeado conta com importantes vias de transporte rodoviário, representados pela BR 386 que corta o Município no sentido noroeste/sudeste, levando à capital do Estado, Porto Alegre; RS 130; RS-413; RS421 e RS-453, esta que passando por Estrela e Teutônia, leva à Caxias do Sul. Essas vias, estão conectadas ao interior de Lajeado, através de estradas vicinais as quais são responsáveis pelo acesso e pelo escoamento da produção de todo o setor rural do Município.

    ResponderExcluir
  116. Triunfo é uma cidade que tem 256 anos, e está localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Sua população é de 25.811 habitantes, e seu solo é atravessado por uma vasta bacia carbonífera. Possui o 4º maior Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul em função do Pólo Petroquímico.

    ResponderExcluir
  117. Santa Maria é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Com 261.027 habitantes,é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região.A cidade foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e português que passavam pela região, em 1797.Durante a Revolução Farroupilha chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes de São Leopoldo, buscando se afastar dos combates. A cidade conserva prédios históricos de valor como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Catedral do Mediador da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Clube Caixeiral de Santa Maria, o Banco Nacional do Commercio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e a Vila Belga.

    ResponderExcluir
  118. O nome Lajeado vem do ponto de referência que se dava às sesmarias. No Rio Taquari e bem como o Arroio do Engenho, águas formavam cascatas sobre lajeiros, daí o nome da cidade. Entretanto, em virtude da barragem de Bom Retiro, os lajeados do Taquari, bem como suas cascatas, estão submersas.
    Uma das características da cidade é a existência do rio Taquari, que separa Lajeado da cidade de Estrela.
    O tamanho de sua área geográfica é restrita, contendo cerca de 90 quilômetros quadrados, resultado da emancipação de vários municípios à sua volta. Hoje é uma cidade predominantemente urbana, com área rural restrita.

    ResponderExcluir
  119. Triunfo pertence à Rregião metropolitana de Porto Alegre, ocupa uma área de 823,41 km² e sua população em 2010 era de 25.811 habitantes. Na economia, Triunfo tem o quarto maior produto interno bruto (PIB) do Rio Grande do Sul.Na área da cultura a cidade mantém um programa de eventos de caráter regionalista, como o Rodeio Crioulo Estadual, a Gineteada Internacional e a Escaramuça da Canção Gaudéria de Triunfo, bem como outros turísticos, como o Natal Estrela Guia. Triunfo ainda preserva um patrimônio artístico e arquitetônico considerável, cujo principal representante é a Igreja Bom Jesus, um marco na fundação da cidade e sede da terceira paróquia mais antiga do estado.

    ResponderExcluir
  120. Lajeado situado à margem direita do Rio Taquari, na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, o município de Lajeado foi fundado em 26 de janeiro de 1891. De lá para cá, a cidade passou por inúmeras transformações. Viu sua população crescer e, hoje, vem experimentando um desenvolvimento que consolida sua posição de pólo econômico, cultural, político-administrativo e educacional de destaque no Estado.
    Triunfo pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre. Localiza-se a 29º56'36" delatitude sul e 51º43'05" de longitude oeste, a uma altitude de 31 metros.
    Ocupa uma área de 823,41 km² e sua população em 2010 era de 25.811 habitantes.
    Comentário de Eduardo

    ResponderExcluir
  121. O nome Lajeado vem do ponto de referência que se dava às sesmarias. No Rio Taquari e bem como o Arroio do Engenho, águas formavam cascatas sobre lajeiros, daí o nome da cidade.
    Triunfo ainda preserva um patrimônio artístico e arquitetônico considerável, cujo principal representante é a Igreja Bom Jesus, um marco na fundação da cidade e sede da terceira paróquia mais antiga do estado.
    Comentário de Raphael.

    ResponderExcluir
  122. Triunfo pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre. Localiza-se a 29º56'36" delatitude sul e 51º43'05" de longitude oeste, a uma altitude de 31 metros.
    Ocupa uma área de 823,41 km² e sua população em 2010 era de 25.811 habitantes.

    ResponderExcluir
  123. Triunfo
    Na área da cultura a cidade mantém um programa de eventos de caráter regionalista, como o Rodeio Crioulo Estadual, a Gineteada Internacional e a Escaramuça da Canção Gaudéria de Triunfo, bem como outros turísticos, como o Natal Estrela Guia.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  124. Triunfo ainda preserva um patrimônio artístico e arquitetônico considerável, cujo principal representante é a Igreja Bom Jesus, um marco na fundação da cidade e sede da terceiraparóquia mais antiga do estado, datada de 1754 e construída em estilo barroco colonial, com significativa estatuária e talha em madeira no interior. Mas uma série de outras edificações civis também são valiosas por sua arquitetura ou história, sendo associadas a personagens do passado local ou riograndense.
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  125. Na economia, Triunfo tem o quarto maior produto interno bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, e o quarto maior PIB per capita dos municípios brasileiros. Isto ocorre em função do Pólo Petroquímico que está situado no seu território, a cerca de 26 km de distância da sede municipal, e que é responsável por cerca de 95% do total da riqueza gerada no município.
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  126. Triunfo é uma cidade que tem 256 anos, e está localizada na região metropolitana de Porto Alegre e tem o quarto maior produto interno bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, e o quarto maior PIB per capita dos municípios brasileiros. Isto ocorre em função do Pólo Petroquímico.
    Comentário de Gabriela Andrade.

    ResponderExcluir
  127. Triunfo ocupa uma área de 823,41 km² e sua população em 2010 era de 25.811 habitantesTriunfo ainda preserva um patrimônio artístico e arquitetônico considerável, cujo principal representante é a Igreja Bom Jesus, um marco na fundação da cidade e sede da terceiraparóquia mais antiga do estado, datada de 1754.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  128. O município de Lajeado é sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A nível de município, a área é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente (SESAMA), cuja ação orienta-se no Plano Plurianual de Saúde.
    Em Triunfo ocorre uma função do Pólo Petroquímico que está situado no seu território, a cerca de 26 km de distância da sede municipal, e que é responsável por cerca de 95% do total da riqueza gerada no município.
    Comentário de Wesley.

    ResponderExcluir
  129. O município de Lajeado é sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A nível de município, a área é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente (SESAMA), cuja ação orienta-se no Plano Plurianual de Saúde. O Município mantém o Convênio de Municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 1996, estando, desde 1998, em regime de Gestão Plena de Atenção Básica. Todas as atividades da área são priorizadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Saúde, criado em 1991, sendo os recursos operacionalizados através do Fundo Municipal de Saúde, instituído em 1997.
    Triunfo tem o quarto maior produto interno bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, e o quarto maior PIB per capita dos municípios brasileiros. Isto ocorre em função do Pólo Petroquímico que está situado no seu território, a cerca de 26 km de distância da sede municipal, e que é responsável por cerca de 95% do total da riqueza gerada no município.
    Comentário de Pedro Thiago.

    ResponderExcluir
  130. Uruguaiana é um município brasileiro, situado no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com a Argentina e Uruguai.

    ResponderExcluir
  131. Uruguaiana
    Junto com o município de Barra do Quaraí, é o único município brasileiro que faz fronteira com Argentina e Uruguai. Fisicamente está localizada na microrregião denominada Campanha Ocidental, mesorregião Sudoeste Rio-Grandense. Sua sede está localizada 66 metros ao nível do mar.
    Comentário de Lucas G.

    ResponderExcluir
  132. A cidade de Uruguaiana tem grande importância estratégica comercial internacional, tendo em vista que está localizada equidistante de Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires eAssunção; bem como a importância na produção agropecuária nacional, ostentando a liderança na produção do grão de arroz.
    Comentário de Leonardo.

    ResponderExcluir
  133. Uruguaiana.
    O nome do estado originou-se de uma série de erros e discordâncias cartográficas, quando se acreditava que a Lagoa dos Patos fosse a foz do Rio Grande, que já era demonstrado em mapas neerlandeses, décadas antes da colonização portuguesa na região.
    Comentário de Cristian.

    ResponderExcluir
  134. Uruguaiana.
    Se sabe até agora, o primeiro cartógrafo dos Países Baixos a registrar a Lagoa dos Patos, ainda considerada o Rio Grande, foi Frederick de Wit, em seu atlas de 1670.
    Comentário de Pedro.

    ResponderExcluir
  135. Uruguaiana.
    O primeiro registro cartográfico feito por um neerlandês a mostrar o suposto rio com um formato próximo ao que é conhecido hoje da referida lagoa foi Nikolaus Visscher, em 1698. Apesar de ele não ter sido o primeiro a mencionar os índios Patos que habitavam suas margens e boa parte do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, foi ele quem associou o nome à lagoa. Por volta de 1720, açorianos vindos de Laguna vieram à região deSão José do Norte buscar o gado cimarrón vindo das missões, possibilitando a posterior fundação da cidade de Rio Grande, no ano de 1737.
    Comentário de Gabriela A.

    ResponderExcluir
  136. Uruguaiana.
    Existem vestígios arqueológicos que atestam a existência de grupos indígenas na região desde 12 mil anos a.C., entre os principais grupos destacamos os minuanos e os guaranis.
    Comentário de Wesley.

    ResponderExcluir
  137. Uruguaiana.
    No século XVI, com a descoberta do Novo Mundo, o Rio Grande do Sul passou a fazer parte do reino espanhol pelo Tratado de Tordesilhas. Em 1627, jesuítas espanhóis criaram missões, próximas ao rio Uruguai, mas foram expulsos pelos portugueses, em 1680, quando a coroa portuguesa resolveu assumir seu domínio, fundando a Colônia do Sacramento. Os jesuítas espanhóis estabeleceram, em 1687, os Sete Povos das Missões.
    Comentário de Emerson.

    ResponderExcluir
  138. Uruguaiana.
    Em 1737, uma expedição militar portuguesa comandada pelo brigadeiro José da Silva Pais foi enviada para garantir aos lusitanos a posse de terras no sul, objeto de disputa entre Portugal e Espanha. Para efetuar essa posse militarmente, José da Silva Pais construiu nesse mesmo ano um forte na barra da Lagoa dos Patos, que é a origem da atual cidade de Rio Grande, primeiro marco da colonização portuguesa no Rio Grande do Sul.
    Comentário de Raphael.

    ResponderExcluir
  139. Uruguaiana.
    Em 1742, os colonizadores portugueses iniciaram uma vila que viria a ser Porto Alegre. As lutas pela posse das terras, entre portugueses e espanhóis, tiveram fim em 1801, quando os próprios sul-riograndenses dominaram os Sete Povos das Missões, incorporando-os ao seu território.
    Em 1807, a área foi elevada à categoria de capitania. O município de Viamão antecedeu Porto Alegre como sede do governo. Durante o período colonial a região foi palco de inúmeros conflitos entre hispano-americanos e luso-brasileiros.
    Comentário de Eduardo.

    ResponderExcluir
  140. Uruguaiana!
    A principal atividade econômica é agropecuária, com sua extensa lavoura de arroz e gado de corte e reprodução.
    Uruguaiana é a maior porta de entrada de turistas do Estado, registrando mais de 100.000 turistas do prata, chilenos, paraguaios e demais países. Nesta terra foi destilado o primeiro litro de petróleo, banhado por um pampa privilegiado, onde a tendencia é desenvolver o turismo rural, e com uma ampla rede hoteleira.

    ResponderExcluir
  141. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  142. Triunfo:
    Na economia, Triunfo tem o quarto maior produto interno bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, e o quarto maior PIB per capita dos municípios brasileiros. Isto ocorre em função do Pólo Petroquímico que está situado no seu território, a cerca de 26 km de distância da sede municipal, e que é responsável por cerca de 95% do total da riqueza gerada no município.
    Comentário de Luana L.

    ResponderExcluir
  143. Uriguaiana:
    Em meados de 1880, o estado apresentava uma economia de caráter fundamentalmente agropecuário, dividida em duas matrizes socioeconômicas: a atividade ligada à pecuária e ao charque na região da Campanha (sul do estado) e a agricultura e o artesanato colonial na Serra (norte do estado).
    Comentário de Luana L.

    ResponderExcluir