Epel > energia potencial elástica
Ec > energia cinética
K . X=m . v² k . X²= m . v²
2 2
Para calcular a velocidade:
v²= K . X²
m
Exemplo:
K= 50N/m
X=80cm =0,8 m
100
v= ?
m= 700g = 0,7 Kg
1000
Material utilizado:
Papelão grosso(de uma caixa vazia)
1 elástico
2 lápis
Régua, compasso, tesoura e cola
Cubos
e paralelepípedos.
Nome dos alunos: Gabriel A., Emerson, Cristian,
Lucas G., Leonardo, Eduardo e Anderson.
1) V =a x b x c= 3 x 3 x 3= 27
d =18 =
0,66 g/cm³
27
2)V =3,2 x 3,2 x 3,2= 32,768
d = 20 =
0,61g/cm³
32,768
3)V = 3,6 x 3,6 x 3,6= 46,656
d= 32
= 0,68 g/cm³
46,656
4)V = 6,7 x 6,7 x 6,7= 300,763
d= 192 = 0,63 g/cm³
300,763
5) V = 7 x 7 x 7= 343
d= 306 = 0, 89 g/cm³
343
6) V = 12 x 3, 5 x 3, 5= 147
d= 102 = 0, 69 g/cm³
147
7) V = 10, 5 x 4, 5 x 4, 5= 212,625
d= 106 = 0, 49 g/cm³
212,625
8) V = 9 x 3, 2 x 3, 2= 92, 16
d= 114 =1, 23 g/cm³
92, 16
9) V = 16 x 6, 4 x 6, 4= 655, 36
d= 504 = 0, 76 g/cm³
655, 36
10) V = 13 x 4, 8 x 4, 8= 299, 52
d= 144 = 0, 48 g/cm³
299,52
E.E.E.Médio 9 de maio
Nome dos Alunos: Luana Dariva, Caroline
Borges, Rodrigo, Tainá, Daiane, Jaqueline e Luana L.
Disciplina: Física
Professor: Júlio
Data: 19/4/2011
Turma: 23
Nome do Experimento: Experimento com cubos
e paralelepípedos.
Objetivo do Experimento: É calcular a massa dos
cubos e paralelepípedos, para saber a densidade e o volume através da sua
massa.
Material Utilizado: Madeira, serrote e
lixa.
Procedimento: A madeira foi cortada
com o auxilio de um serrote, em formatos diferentes de paralelepípedos e cubos
e logo após foi lixada. Então, mediu-se a massa de cada cubo e de cada
paralelepípedo.
Dados Obtidos:
M(g) V(cm3) d
1
|
V=a.b.c
V=1,33
V=2,1cm3
|
D=m =0,47
V
|
5
|
V =2,93
V =24,3cm3
|
D= 5 =0,20
24,3
|
15
|
V=2,73
V=19,6cm3
|
D= 15 =0,76
19,6
|
20
|
V=3,33
V=35,9cm3
|
D=20 =0,55
35,9
|
30
|
V=3,53
V=42,8cm3
|
D=30 =0,70
42,8
|
75
|
V=10,4. 3,4. 2,4
V=84,8cm3
|
D=75 =0,88
84,8
|
85
|
V=10,4. 2,9. 3,5
V=105,5cm3
|
D=85 =0,80
105,5
|
130
|
V=10,7. 3,4. 3,8
V=138,2cm3
|
D=130 =0,94
138,2
|
155
|
V=10,4.3,4.5,0
V=176,8cm3
|
D=155 =0,87
176,8
|
180
|
V=10,2.3,4.3,7
V=128,3cm3
|
D=180 =1,40
128,3
|
Tabela de
Física !
Paralelepipedo
.
Massa (g)
|
Volume (cm³)
|
Densidade
|
30 g
|
73,5 cm³
|
0,40
|
55 g
|
85,78 cm³
|
0,64
|
70 g
|
110,25 cm³
|
0,63
|
80 g
|
126,175 cm³
|
0,63
|
190 g
|
514,5 cm³
|
0,36
|
Cubo .
Massa (g)
|
Volume
(cm³)
|
Densidade
|
20 g
|
27 cm³
|
0,74
|
40 g
|
64 cm³
|
0,62
|
65 g
|
125 cm³
|
0,52
|
80 g
|
216 cm³
|
0,37
|
120 g
|
343 cm³
|
0,34
|
Componentes
: Janaina Boeira , Ariany Fraga , Weslei Rosa, Ketlin Fernandes, Jonas
Bandeira, Braiam Padilha .
Robô de seringa
Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio
Nome
dos alunos: Cristian L., Gabriel A., Lucas G e Lucas L.
Disciplina:
Física
Profº:
Júlio
Data:
19/04/11
1-Nome
do experimento: Robô de seringa.
2-Objetivo
do experimento: Mostrar o principio de pascal na prática.
3-Material
utilizado: 3 seringas 5ml e 1 3ml, 3 tiras de madeira (2x16cm, 2x19cm e 2x7cm), 1 cm de
espessura, base de madeira 20x20cm, com cerca de 1 cm de
espessura, dobradiça, parafuso comprido com porca, tubo de PVC de meia
polegada, garrafa pet com tampa mangueira de plástico, arame grosso (7 cm ), com2 a 2,5 mm de diâmetro, parafusos pra madeira e
água.
4-Procedimento:
Fizemos à base (20x20 cm) eo suporte para por as seringas que iriam ser
pressionadas para dar uma pressão nas outras seringas, depois fizemos o braço
do robô utilizando a boca da garrafa pet com a tampa para que o braço fosse
gira para o lado e volta e utilizamos uma seringa para girar e levantar o braço
do robô.
5-Conclusão:
Com o acréscimo de pressão exercido num ponto liquido que levou a fazer 2
seringas levar uma força e pressão as outras seringas fazendo o braço do robô
se movimentar.
Ponte levadiça
Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio
Nome
dos alunos: Caroline Borges, Luana Dariva, Luana Ludwig e Tayná Maciel.
Disciplina:
Física
Professor:
Júlio
Data:
19/04/11
1- Nome do experimento: Ponte Levadiça
2- Objetivo do experimento: Mostrar o princípio de pascal
na prática.
3- Material utilizado: 3 seringas de 10 ml, T de aquário, mangueira de plástico,
tubo de PVC, pregos e parafusos para madeira, 2 dobradiças e
tiras de madeira.
tiras de madeira.
4- Procedimento: Fixamos
nas extremidades de cada "pilastra" da ponte uma dobradiça (use
parafusos ou pregos). Fizemos dois suportes de tubo de PVC para seringas.
Encaixamos as seringas nos tubos e fixamos nas pilastras de modo que as
dobradiças apoiadas nos êmbolos formem um ângulo de 90º. Fixamos as dobradiças
nas partes móveis da ponte. Pregamos nas extremidades de uma base de madeira as
duas "pilastras" e fixamos o T de aquário no meio da base. Conectamos
com mangueira os bicos das seringas encaixadas nos suportes às duas saídas
alinhadas do T e a sua terceira saída (transversal) ao bico da seringa que
sobrou (seringa de controle).Por fim enchemos
esta seringa de água e pressionamos o êmbolo para que as mangueiras fiquem
todas bem cheias. Completamos a seringa de controle e recolocamos o êmbolo. Ao
pressioná-lo a ponte se eleva e ao puxá-lo de volta a ponte dá passagem para pedestres
e veículos.
Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio
Multiplicador de Água.
Disciplina: Física.
Profº: Júlio.
Data: 20/04/11
1) Nome do experimento: Multiplicador de Água.
2) Objetivo do experimento: Mostrar a pressão da coluna de um liquido na prática.
3) Material utilizado: 2 garrafas pet, 1 mangueira de 60 cm, caixa de sapato, cola de PVC.
4) Procedimento: Foi cortada uma garrafa 10 cm abaixo da boca, a parte de cima usamos como funil e a parte de baixo usamos como recipiente¹. Na parte de baixo, fizemos um furinho para passar a mangueira. Depois colocamos a mangueira dentro do recipiente¹ em formato de U de ponta cabeça, e passamos a outra ponta pelo furinho para ficar do outro lado para passar água para a outra garrafa. Vedamos com cola de PVC o furinho para não vazar a água. Depois pegamos a caixa de sapato, colocamos horizontalmente e fizemos um furinho em cima para colocar o funil. Colocamos o recipiente¹ com a mangueira dentro da caixa, e fizemos na frente da caixa um furinho embaixo pra passar a mangueira para o outro lado para não aparecer o que estava acontecendo com o recipiente¹ que estava lá dentro. Após isso, colocamos água até quase cobrir a mangueira faltando apenas um copo para cobrir - lá, a partir dai pegamos a outra garrafa pet que a usamos como o recipiente², e colocamos a mangueira que sai da caixa, dentro da outra garrafa. Depois que tudo direitinho, colocamos um copo de água pelo funil, que caiu dentro do recipiente¹ e quando cobriu por completo a mangueira, começou a escorrer a água, pela mangueira até o outro recipiente². Para ficar um pouco diferente, no recipiente¹ colocamos ao invés de somente água, colocamos suco, pois quando o liquido foi para o recipiente², ficou de outra cor e se alguém quisesse tomar poderia.
5) Conclusão: Devido a pressão da coluna de um liquido, a água desce. Se nós não colocarmos esse copo d’água e não cobrirmos completamente a mangueira a água não descerá, pois não haverá pressão o suficiente. A água escorre pelo sifão, que no nosso caso é a mangueira, que ele é o responsável de deslocar o liquido de um recipiente para o outro.
Foi interessante pois com a deformação do elástico pode ser criada uma energia que pode fazer o carrinho andar.Pois a energia não pode ser destruída mas sim modificada.
ResponderExcluirÉ , esse experimento foi muito divertido.. e na minha opinião uniu muito a turma! O que mais me chamou a atenção , foi fazer um carrinho andar somente com um elastico . Nunca saberia disso se não fosse com esse trabalho . A energia potencial elastica , se transforma em energia cinética! Adorei fazer esse trabalho .
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ verdade, eu também achei esse experimento muito interessante; pois nunca que eu iria saber que um carrinho ia andar apenas com um elástico de dinheiro. E também fiquei sabendo que a energia não é destruída, e sim modificada. Foi muito interessante e divertido; adorei esse experimento.
ResponderExcluirEsse experimento foi interessante,pois montamos as peças do carrinho e colocamos o elástico no eixo que quando é impulsado para trás transforma a energia pontencial elástica em energia cinética.Muito legal este experimento!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlha, também achei muito divertido fazer o carrinho de elástico,porque além de montar ele, fazer com que ele andasse, que sinceramente eu achei que seria mais difícil mas não foi tanto, a única coisa que eu tive que fazer foi botar um "pesinho", pra que ele pudesse andar melhor, eu ainda customizei o meu, pintei com verde e rosa neon pra chamar bastante atenção mesmo.E como as gurias disseram ali em cima, eu também nunca imaginei que um carrinho de madeira ainda fosse andar apenas com um elástico de dinheiro e com a velocidade e a distância que o meu andou.Foi de grande valia mesmo,por que além de amarrar dinheiro, descobrimos o que o elástico tem outra função, que por sinal a executa muito bem. E pra terminar também pude adquirir mais um conhecimento, de que a energia não pode ser destruída e sim modificada.
ResponderExcluiresse experimento foi muito legal, alem de aprendemos a fazer o carrinho, foi uma maneira diferente de estudarmos e ter mais vontade a aprender. como diceram minhas colegas, nunca ia imaginar que apenas uma borrachinha ia fazer um carrinho andar e que a energia não pode ser destruida e sim modificada.
ResponderExcluirComo meu primeiro experimento em física, achei muito legal pois aplicar as equações de uma maneira manual é muito mais produtivo do que só na teoria.Depois do carrinho montado, ao empurrarmos para trás percebemos uma deformação na mola que quando liberada faz com que o carrinho ande.Com isso a energia potencial elástica transforma-se em energia cinética, a energia do movimento.
ResponderExcluirAchei muito legal esse trabalho, nunca tinha imaginado que um carrinho andaria com uma borrachinha, e também não achei que um dia eu iria fazer um carrinho, o meu foi feito com madeira, mas achei legal também o de papelão, eu achei que em papelão não ia dar certo mais alguns dos meus colegas fizeram e pude perceber que anda sim. Por fim aprendemos que a energia potencial elástica se tranforma em energia cinética, que ela não é destruida e sim modificada. Muito legal mesmo.
ResponderExcluirBom, esse experimento foi de grande importância para mim porque além de aprender fisíca na teoria, posso aplicá-la na prática.Sabendo disso construi um carrinho de madeira adaptei uma borrachinha de dinheiro em seu eixo, fazendo-o se mover com a transformação da energia potencial elástica em energia cinética.Fiquei impressionada ao descobrir que através de uma borrachinha de dinheiro um carro de madeira poderia se mover.
ResponderExcluirFoi muito bom esse trabalho. Pois a gente nunca ia saber fazer um carrinho, e muito menos saber que ele pode andar só com a força do elástico de dinheiro. Também aprendemos com esse trabalho que as energias não podem ser destruidas, mas sim modificadas.
ResponderExcluirSobre os cubos e os paralelepipedos foi algo facil mais interessante.
ResponderExcluirFoi um experimento muito interessante pois com apenas a pressão pode fazer uma força que pode movimentar a ponte.
foi muito interessante fazer esse trabalho por que com ele eu aprendi que quando o carrinho é impulsionado para traz transforma a energia potencial elástica em energia cinética e também as energia não podem ser destruidas e sim transformadas.
ResponderExcluirBom, sobre os cubos e paralelepipedos, foi muito interessante fazer e também fácil. Trabalhamos em grupo o que tornou o trabalho muito mais divertido, e rápido pelo menos no meu grupo sim, pois cada um ia fazendo uma tarefa, e isso fez com que terminassemos o trabalho muito mais rápido.
ResponderExcluirSobre o robô de seringa, achei legal, interessante, e mesmo com o grupo fazendo na sua forma mais simples, que era a que estava no exemplo que o professor deu, o robô se movimentou da forma que deveria, eles explicaram corretamente e era isso que importava.
ResponderExcluirsobre o robo de seringa , foi divertido de fazer , todos do grupo ajudaram a fazer o braço do robo , depois de termos montado e pintado , fizemos ele funcionar na pratica e ocorreu tudo correto .
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirem relação aos cubos e aos paralelepipedos foi facil de fazer e pratico , achei interessante , porque medimos e somamos na aula , e é um métado bom para aprender a matéria .
ResponderExcluira ponte levadiça foi algo interessante de ver , como ocorre o processo de levantar a ponte , com a presão da seringa empurrando a agua fez com que levantasse as duas partes da ponte , fico muito bom trabalho e a apresentação .
ResponderExcluirRobô de seringa
ResponderExcluirEu e o meu grupo pensavamos que ia ser um trabalho bem complicado, mais todos trabalhamos juntos e deu tudo certo o resultado foi o esperado,estes são os trabalhos que a turma precisa, pois ele mostra na pratica como funciona, é o tipo de exercício que uni a turma que faz todos trabalharem juntos, todos os trabalhos ficaram bem legais ,não é aquela papelada, que é demorado e na verdade não ensina nada a ninguém, estes são os trabalhos que queremos, pelo menos eu e o meu grupo.
O robô de seringa foi bem interessante por que o grupo mostrou que a pressão da seringa sobre água fez o braço do robô se movimentar.Ficou muito bom o trabalho do grupo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA ponte levadiça foi um experimento muito bem construído pelo grupo pois deu para ver bem como a ponte levantou com a pressão da seringa em que os dois lados da ponte levantaram ao mesmo instante,muito legal este experimento.
ResponderExcluirPrimeiramente sobre os cubos e paralelepípedos, o professor deixou alguns alunos responsáveis para fazer-los e pesar para ver sua massa, depois em aula o restante da turma se uniu em grupos para calculamos, o seu volume para podermos calcular a sua densidade.. foi bem legal pois foi prático, e uma maneira diferente de nós vermos a matéria. Isso é usado na física, matemática entre outras matérias e até mesmo no nosso dia-a-dia.
ResponderExcluirAgora sobre o robô de seringa e a ponte levadiça, foram trabalhos muito bons de ver, é diferente e mostra exatamente que a pressão da água e a força exercida na seringa faz com que se movimentem , os trabalhos foram muito bem explicados. E sobre a ponte, o que mais me chamou a atenção foi saber que o que ocorreu ali em sala de aula com água , acontece todos os dias com a ponte do Guaíba e entre outras, porem ao invés de água , é óleo, ou seja, o que aprendemos ali esta presente ao nosso cotidiano.
em relação ao robo, foi um trabalho bem elabora e bem divertido, pois aprendemos que apenas com 2 siringas pode levar uma força e presao fazendo com que o robo se mova
ResponderExcluirmuito interessante os trabalhos por que com eles eu aprendi que a pressão exercida sobre a seringa fez com que a ponte levadiça e o robô de seringa podessem se movimentar.
ResponderExcluirO trabalho do carrinho nós encinou que a energia nunca acaba e sim se tranforma,nesse caso a energia potencial elástica se transforma em energia cinética.
ResponderExcluirO trabalho dos cubos e dos paralelepípedos foi um modo diferente de escinar como descubrirmos o volume usando as medidas e a densidade usando o volume e a massa.
ResponderExcluirO trabalho da ponte e o do rôbo nos mostraram que com a força exercida numa seringa com água obtenha uma pressão que faz a outra seringa se levantar.
ResponderExcluirSobre os cubos e os paralelepípedos foi um modo bem interessante de trabalhar em aula, porque além de ser um trabalho, a gente aprendeu a matéria calculando a massa, o volume e a densidade deles. Foi bem bom.
ResponderExcluirE sobre o robô de seringa e a ponte levadiça, fiquei surpresa em saber que podem se mexer (robô) ou de levantar (ponte levadiça) só com a pressão exercida pela força da água que causa a movimentação dos trabalhos. Achei que os grupos explicaram muito bem. Tava muito bom os trabalhos.
o trabalho sobre o carrinho de elástico foi interessante pois nunca pensei que com a deformação elástica poderia fazer o carrinho andar.
ResponderExcluirsobre os cubos foi um trabalho um pouco mais facil por que era só calcular o volume a massa e a densidade.
ja os trabalho sobre o robo e a ponte foram muito interessantes por que no robo a pressão pode fazer o braço dele levantar e abaixar e girar para o lado.na ponte foi feita como se fosse a ponte do rio Guaiba que levanta e abaixa apenas com a pressão mias um diferente do outro.
comentário de Raphael que foi enviado para o meu email pois ele não consegiu postar.
o do carrinho foi interessante pois utilizamos poucos objetos que são fáceis de conseguir ele andar apenas com a deformação do elástico.
ResponderExcluiros dos cubos foi fácil mais interessante por que podemos calcular a densidade, volume e massa.
a da ponte foi interessante por que vai ser movimentada com a pressão feita nas seringas fazendo ela levantar e se abaixar.
Comentário de Lucas Grassi que mandou para o meu email e não conseguiu postar.
Bom este trabalho foi muito proveitoso para a turma,pois,ao sabermos a massa dos cubos e paralelepipedos podemos calcular seu volume e sua densidade através de cálculos numéricos aplicados na fisica.
ResponderExcluirO trabalho do robô de seringa, assim como todos os outros foi muito interessante,a pressão que a seringa exersse somente com a água e capaz de movimentar um corpo, fazendo com que o robô se locomova.
ResponderExcluirO multiplicador de água nada mais é do que a água trabalhando sobre uma pressão de deslocamento de um andar para o outro através do cifão (mangueira).
ResponderExcluirO trabalho do multiplicador de água foi muito interessante pois a água só desce pela mangueira se ela estiver toda coberta pela água.
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